2022 é logo ali

Opinião

João Flávio Resende

Daqui a um ano, vamos nos encontrar novamente com as maquininhas onde teclamos os números que determinam o nosso futuro. Aproveito este espaço para fazer algumas considerações a respeito, convidando o/a leitor/a a entrar em um processo de reflexão. Não tenho a pretensão de dizer vota nesse ou naquele, mas apenas trazer alguns elementos que podem ajudar na decisão do voto.

ELEIÇÕES PLEBISCITÁRIAS – Tanto o presidente da República quanto o governador de Minas disputarão a reeleição no ano que vem. Quando isso acontece, a eleição ganha cara de plebiscito, ou seja, o trabalho daquele governante é diretamente julgado nas urnas. É o voto pela continuidade ou pela mudança.

EM QUE SUA VIDA MELHOROU DURANTE ESTE GOVERNO? – Falando em continuidade, deixo essa pergunta. Se, para você, nada melhorou, hora de procurar outros candidatos e outros projetos.

EM BUSCA DE UM HERÓI – Um péssimo hábito que o brasileiro historicamente tem é o de votar pensando em eleger um herói, que vai mudar tudo num passe de mágica. Muita coisa não depende da vontade pessoal do governante, mas ele pode (e deve) criar as condições necessárias para que os objetivos de seu plano de governo sejam atingidos. Cercar-se de bons auxiliares, ter capacidade de interlocução e negociação com o Legislativo e com todos os setores da sociedade, ser líder nato, governar para todos e não apenas para os que o elegeram.

ELEIÇÃO NÃO É PRÊMIO NEM CASTIGO PARA NINGUÉM – Ah, eu não voto no fulano porque não gosto dele, ah, adoro o sicrano, ele merece ganhar… Gente, o voto é pensando na gente, não em quem vai governar. Político não é pra ser bajulado, é para trabalhar.

PROJETOS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE NOMES – E, para trabalhar de verdade, precisam ter bons projetos. Em 2018, dei-me o trabalho de ler os programas de governo de todos os candidatos a presidente e a governador, publicados no site do TSE. Tinha umas coisas de doer, que nem tenho coragem de relatar aqui…

GOVERNO PRECISA ESTAR A SERVIÇO DOS MAIS POBRES – Historicamente o Brasil elege, com raríssimas exceções, governantes que acabam cuidando do interesse dos mais ricos, usando o dinheiro suado dos nossos impostos e o poder que lhes concedemos pelo voto para trabalhar somente em benefício de quem não precisa. É a perfeita usurpação do bem público. Governo de verdade cuida dos mais pobres, oferece um bom sistema de saúde pública, segurança alimentar, educação de qualidade, acesso à moradia, incentiva a geração de postos de trabalho, busca melhorar a renda dos que mais precisam, monta forças-tarefa efetivas para enfrentamento dos problemas mais graves.

BONS LÍDERES SE MOSTRAM DE FATO EM TEMPOS DE CRISE – Quando tudo vai bem, é fácil governar. Em crises profundas como a que vivemos agora, maus governantes só fazem o país afundar ainda mais. Já passamos várias delas, mas sempre havia uma perspectiva, um rumo, uma possível saída. Hoje, dentro do atual governo, não há, pelo menos que eu tenha visto.

FOLHA DE SERVIÇOS PRESTADOS À COLETIVIDADE – Ao se apresentar ao eleitorado, além de mostrar seus projetos, bons candidatos também apresentam seu currículo, demonstrando como contribuíram com a coletividade antes de pleitear o cargo para o qual estão se candidatando. E aí? Se você já escolheu em quem votar ano que vem, já deu uma olhada no que seu candidato fez até aqui para melhorar as nossas vidas?

FALTA DE CRITÉRIO PARA ESCOLHER DEPUTADOS E SENADORES – É completamente inútil escolher bons candidatos a presidente e a governador e não fazer o mesmo em relação aos que querem fazer parte do Legislativo. O presidente precisa aprovar projetos no Congresso Nacional (senadores e deputados federais) e o governador, na Assembleia Legislativa (deputados estaduais). O que vemos acontecer frequentemente e infelizmente é as pessoas nem se lembrarem em quem votaram para o Legislativo na última eleição. Toda a sociedade é regulada por leis. Quem faz e aprova as leis? Isso mesmo, o Legislativo. Portanto, use critérios igualmente rigorosos para escolher seu senador e seus deputados.

CUIDADO COM AS MENTIRAS DIGITAIS – Por fim, lembro que internet é terra de ninguém e aceita tudo. Portanto, cuidado com coisas espetaculosas compartilhadas nas redes. Procure checar a veracidade do que você recebe no celular e não saia espalhando conteúdos dos quais você não tem certeza. Lembre-se de que as mentiras de WhatsApp podem mudar para muito pior a história de um país.