Prefeitura impõe desapropriação da sede de Associação

Entidade é contrária e envia carta à Câmara pedindo aos vereadores que não votem a favor

A Prefeitura de Brumadinho encaminhou recentemente à Câmara Municipal, um projeto de Lei para desapropriação de dois prédios que pertencem a Associação João Fernandes do Carmo, entidade fundada em 1956. Os representantes da Associação dizem que foram pegos de surpresa e que em momento algum foram procurados para discutir o assunto. Os dois espaços, declarados de interesse público, são onde funciona a atual sede da Associação João Fernandes do Carmo/Espaço Sociocultural Arlete Karam Braga e o prédio onde funcionava o antigo Hospital Municipal de Brumadinho, desativado em outubro do ano passado.

De acordo com a associação, a Prefeitura tenta tomar de forma arbitrária os espaços da entidade, onde são realizados diversas ações culturais e educacionais na cidade. A atual sede da entidade, um prédio amplo e moderno foi construída em 2018, onde hoje funciona o Espaço Sociocultural Arlete Karam Braga. O local recebe diversos projetos sociais e culturais, com cursos e atividades voltadas principalmente para crianças, adolescentes e idosos.

Um dos representantes da Associação João Fernandes do Carmo, Edson Amorim, fala sobre o processo de desapropriação. “Estamos todos indignados. Vimos isso como uma afronta a memória das pessoas que construíram a cidade, assim como uma entidade que serve a população brumadinhense desde 1966. Além disso, em momento algum fomos procurados para discutir a situação. Não sabemos quais os fins desta desapropriação. Por isso, enviamos à Câmara Municipal uma carta pedindo aos vereadores que não votem a favor deste projeto.

O documento traz detalhes da fundação da entidade e sua importância histórica para brumadinho. O texto também afirma que os espaços são cedidos para diversas outras entidades do município, como por exemplo, usado para a realização dos velórios das centenas de vítimas da tragédia-crime da Vale e várias ações no pós rompimento da barragem.

A instituição afirma também que outros bens já foram ou estão sendo desapropriados pelo poder público. Entre eles, o Prédio Escolar Alberto Lourenço Pereira, além do lote anexo já em processo de desapropriação. Por fim, o documento ressalta os relevantes serviços prestados à população e continuará abraçando as causas sociais e educacionais, além de preservar a história e memória de Brumadinho.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre o assunto e aguarda um posicionamento do órgão.