Aprovado Plano de Execução das obras na Serra da Moeda

A previsão é que a 1ª fase das obras na via só começam em 20 de junho e termine em 30 de setembro. Intervenções vão até 2023

A mineradora Vale entregou à prefeitura de Brumadinho, o Plano de Trabalho para execução das obras na Estrada Municipal Nair Martins Drumond, na Serra da Moeda. Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Noberto Giovanni, a parte técnica do plano foi aprovada na íntegra, mas a prefeitura vai pedir mudanças no cronograma de execução.

A previsão é que a 1ª fase das obras na via só começa em 20 de junho e termine em 30 de setembro. Ainda de acordo com o secretário, o trânsito será liberado até o início dos trabalhos, mas com restrições.

Nesta primeira intervenção, estão previstos: execução de pequenos barramentos ao longo do canal onde ocorreu o fluxo de detritos; implantação de desvios de drenagem, a reconstrução de sarjetas, além da revegetação dos pontos de instabilidade ao longo do trecho interditado da estrada.

A 2ª fase das obras deve contemplar a instalação de barreiras flexíveis. A expectativa é que essa segunda parte ocorra entre março e setembro de 2023. As obras serão realizadas por empresas terceirizadas pela Vale.

Apesar de interditada oficialmente pela Defesa Civil de Brumadinho e com determinação do Ministério Público Estadual, a estrada foi desobstruída pelo menos duas vezes por moradores da região, que insistem em passar pelo local.

A estrada foi interditada em janeiro deste ano, quando uma avalanche de terra desceu sobre a via, interditando totalmente o tráfego de veículos no local. O deslizamento matou 5 pessoas da mesma família, que passavam pelo trecho, depois de pegarem um desvio pela região, em virtude do fechamento da BR-040, após o rompimento de um dique lisa e o transbordamento de uma pequena barragem de sedimentos, na mina Pau Branco, da mineradora Vallourec. O casal e os dois filhos estavam a caminho do aeroporto de Confins, onde iriam fazer uma viagem para Mato Grosso, local em que moravam. O motorista do carro, que era primo da família, também morreu no local. Além das mortes, a avalanche de terra causou a destruição de uma casa e áreas de preservação dentro do Condomínio Retiro do Chalé.