Comunidade escolar cobra providências sobre barragem em Piedade

O objetivo é trabalhar junto com a comunidade escolar e cobrar ações do poder público e da empresa Vallourec

Uma comissão de pais de alunos da Escola Municipal Padre Xisto foi formada nessa terça-feira, 3, para discutir a situação da unidade educacional, que está dentro da área de autossalvamento da barragem Santa Bárbara, que pertence à região Vallourec. Um manifesto também foi elaborado e assinado por diversas pessoas e entidades pedindo a descaracterização da barragem. O documento será encaminhado à Promotoria do Município.

A reunião foi realizada na quadra de esportes da escola e contou com a presença centenas de pessoas, entre pais, familiares e moradores dos Distritos de Piedade do Paraopeba e Aranha.

Segundo os representantes da comissão, o objetivo é trabalhar junto com a comunidade escolar e cobrar ações do poder público e da empresa Vallourec Mineração, para garantir a segurança dos alunos na unidade. A escola recebe cerca de 250 alunos das comunidades de Palhano, Córrego Ferreira, Marques, Carneiro, Tumba, além de Piedade do Paraopeba.

Na semana passada, uma outra reunião foi realizada e contou com a participação de representantes da Vallourec, Prefeitura, entidades representativas e do Ministério Público. Na próxima terça-feira, 10, será realizada no auditório da Escola Padre Xisto, às 18h, uma audiência pública para continuar debater a situação da segurança da barragem Santa Bárbara. A reunião foi solicitada pelo vereador Gabriel Parreiras, do PTB.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Vallourec para falar sobre a situação envolvendo a barragem e aguarda um retorno da empresa.