Alunos da rede municipal de ensino denunciam mais uma vez a precariedade dos ônibus que fazem o transporte escolar no município. Em imagens enviadas ao jornal Folha de Brumadinho é possível ver bancos com assentos completamente soltos e cintos de segurança pendurados nas estruturas de ferro de um veículo que faz a rota entre Palhano e Piedade do Paraopeba.
Essa não é a primeira vez que denúncias desse tipo são feitas pelos alunos. Desde o início do ano, o transporte escolar vem sendo motivo de reclamações dos estudantes que utilizam os serviços da prefeitura.
Em junho, a própria secretária municipal de Educação, Cesária Clarice Mendes Carmo, admitiu que as condições dos ônibus que fazem o translado dos alunos no município não são boas. A fala repercutiu muito mal, uma vez que as críticas sobres as irregularidades do transporte escolar do município vêm sendo denunciadas desde a primeira semana da volta às aulas, em fevereiro deste ano.
Um relatório do Conselho Municipal de Educação, feito ainda no primeiro semestre do ano, apontou diversos problemas nos veículos como, pneus carecas, falta de sinalização, painéis sem funcionar, ausência de cinto de segurança, vidros quebrados bancos soltos e rasgados, além de portas e para-choques amarrados com arames.
Depois de muitas críticas sobre os problemas no transporte escolar, a prefeitura anunciou em setembro deste ano a compra de pelo menos 32 novos ônibus, com investimentos da ordem de 23 milhões de reais. A compra teria sido feita por meio do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
Mesmo após a aquisição de novos veículos, a prefeitura ainda mantém o contrato emergencial firmado no início do ano com a União Cooperativa de Transportes, no valor de mais de 11 milhões de reais.
Procurada, a prefeitura a prefeitura ainda não respondeu aos nossos questionamentos.
Veja o vídeo em nossa página do Instagram:
https://www.instagram.com/reel/DQ-XJPeDGPV/?igsh=Zms1enMwNzQ5cDZ6
