Fechamento da estrada topo do mundo completa 3 meses

Mesmo com a interdição, motoristas circulam livremente pelo local, que não tem data de liberação

Uma audiência de mediação entre o Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura de Brumadinho, Vale e Condomínio Retiro do Chalé foi realizada na última terça-feira, 5, para definir o cronograma de entrega do projeto das obras de recuperação da estrada Nair Drumond, na Encosta da Serra da Moeda.

A estrada está interditada desde o dia 8 de janeiro deste ano, quando uma avalanche de terra desceu sobre a via, interditando totalmente o tráfego de veículos no local. O deslizamento matou 5 pessoas da mesma família, que passavam pelo trecho, depois de pegarem um desvio pela região, em virtude do fechamento da BR-040, após o rompimento de um dique lisa e o transbordamento de uma pequena barragem de sedimentos da mineradora Vallourec. O casal e os dois filhos saíram da cidade de Paula Cândido, na Zona da Mata mineira e estavam a caminho do aeroporto de Confins, onde iriam fazer uma viagem para Mato Grosso, local em que moravam. O motorista do carro, que era primo da família, também morreu no local. Além das mortes, a avalanche de terra causou a destruição de uma casa dentro do Condomínio Retiro do Chalé.

Em fevereiro, a prefeitura apresentou os primeiros estudos de solo feitos na região e constatou risco iminente de novos desmoronamentos. Durante o encontro desta semana, o Ministério Público solicitou à Vale um plano de ação sobre projetos e execução da obra. A empresa se comprometeu a entregar até o dia 30 de abril, um laudo técnico atestando a atual condição do terreno que desabou, além das datas e cronogramas de início e andamento das obras. Após essa data, a prefeitura de Brumadinho terá 15 dias para aprovação do projeto.

Em uma nota oficial publicada, o Condomínio Retiro do Chalé declarou que não concorda com os prazos e condições apresentadas durante a audiência, e por esse motivo, seus representantes não assinaram a ata. A nota diz ainda que o Retiro do Chalé continuará acompanhando atento a solução dos problemas decorrentes das chuvas de janeiro e que aguarda mais detalhes sobre a extensão das obras.

Interdição e o desrespeito de motoristas

Mesmo após a interdição total da estrada pela Defesa Civil de Brumadinho, alguns motoristas ainda continuam trafegando pelo local. O jornal Folha de Brumadinho fez um registro nesta sexta-feira, 8, onde vários carros, inclusive caminhões, circulando pela via.

Procurada, a prefeitura disse que já interditou o local várias vezes, e que lamenta o desrespeito dos motoristas que passam pelo trecho, mesmo com as obstruções e os alertas de riscos.