Fechamento da Serra da Moeda completa um mês sem previsão de liberação

Comerciantes e empresários contabilizam os prejuízos causados desde a interrupção do trânsito na via

A tragédia na Serra da Moeda completa 1 mês nesta terça-feira, 8, em que deslizamentos de terra causaram a morte de 5 pessoas da mesma família da cidade de Paula Cândido, destruição de uma casa dentro condomínio Retiro do Chalé e interrompendo totalmente o trânsito na estrada municipal Nair Martins Drumond. A via é considerada um dos acessos mais importantes do município.

A prefeitura de Brumadinho assumiu não ter competências técnicas e financeiras para garantir a liberação da via. Um ofício foi enviado no dia 26 de janeiro ao governo de Minas e ao deputado estadual, João Vitor Xavier, solicitando ajuda do Estado para as devidas intervenções na estrada.

Na última sexta-feira, 4, o Prefeito Nenen da Asa, (do PV), se reuniu com representantes do Condomínio Retiro do Chalé para discutir a situação da encosta e na ocasião, apresentaram os riscos existentes e as medidas que devem ser tomadas no local. A Prefeitura informou que nessa segunda-feira, 7, equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal, engenheiros da Secretaria de Obras, geólogos cedidos pela Vale e pelo condomínio Retiro do Chalé se reuniram para iniciar os estudos em toda a área.

Moradores de condomínios e comunidades da região reclamam da morosidade do processo de liberação da estrada e descaso com a região. Comerciantes e empresários contabilizam os prejuízos causados desde o fechamento da via.

Segundo eles, os donos de propriedades nos condomínios do entorno e os turistas desapareceram da região. As péssimas condições das rotas alternativas estão dificultando o acesso a Brumadinho.

Procurada, a prefeitura disse que estudos mais aprofundados estão sendo realizados no local com engenheiros e geólogos, já que foram constados riscos geológicos iminentes. O órgão disse ainda que será necessário uma avaliação geotécnica em toda a área e que neste momento não seria possível intervenções na via, considerando as questões do solo, e das chuvas e por isso, a estrada deve permanecer interditada por tempo indeterminado, para garantir a segurança de todos.