Homenagens marcam 2 anos e 9 meses da tragédia da Vale

A operação dos bombeiros completou mil dias e 8 pessoas ainda não foram encontradas

Moradores de Brumadinho prestaram homenagens às vítimas da barragem B1 da Vale. A tragédia completa 2 anos e 9 meses nesta segunda-feira, 25. Familiares e amigos se reuniram no marco da entrada da cidade para lembrar os 272 mortos pela lama e pediram por justiça. Durante o ato, um minuto de silêncio foi feito às 12h 28, momento exato do rompimento da barragem.

No último dia 19, o STJ – Superior Tribunal de Justiça anulou o processo criminal que tramitava na justiça mineira há um ano e oito meses. Segundo a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – o TRF-1, a Justiça estadual não tem competência para analisar o caso. Com isso, as 16 pessoas denunciadas, entre elas, o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, não são mais réus. O processo passa agora para a 9ª Vara Federal de Minas Gerais. Ministério Público de Minas Gerais disse que vai recorrer da decisão.

A operação do Corpo de Bombeiros, pelas buscas dos desaparecidos,  completou mil dias na semana passada. Oito pessoas ainda não foram encontradas.

Foto: Natália Oliveira