Manifestação de repúdio à publicidade da Fiemg mobiliza Brumadinho

Mensagem causou revolta e indignação aos moradores, que pediram retratação da entidade e do governo de Minas

Uma ato contra a instalação de outdoors, com mensagens publicitárias da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais foi realizada na manhã desta quarta-feira, 3, em Brumadinho. A manifestação ocorreu um dia após a colocação de um imenso outdoor na entrada da cidade, além de outros pontos do município, com os dizeres, “O minério de ferro tá na renda dos mineiros. Emprego é indústria.Ta na vida, tá em tudo”.

A Publicidade da Fiemg causou revolta e indignação aos moradores. Ainda na madrugada de hoje, as placas foram totalmente cobertas com papel branco, em meio a repercussão negativa do anúncio.

Pela manhã, os manifestantes colocaram uma lona preta sobre o outdoor fixado próximo ao letreiro de Brumadinho, com escritas Vale, Fiemg e Zema, marcando um X contra o anúncio, além da data do rompimento da barragem B1 da mineradora, 25/01/19 e uma frase, “minério mata”. Os organizadores pediram uma retratação da Fiemg e do governo de Minas sobre a publicação.

Em nota à imprensa, a Federação das Indústrias disse apenas que a publicidade foi um “equívoco”. Já a Prefeitura de Brumadinho lamentou o ocorrido, cobrou investimentos por parte do acordo firmado e convidou a entidade a ajudar na atração de novos negócios no município. Sobre a instalação e fiscalização dos outdoors espalhados na cidade, a prefeitura não falou sobre a liberação dos equipamentos. O governo de Minas não comentou sobre o caso.

A tragédia da Vale completou 3 anos e 6 meses, matou 272 pessoas e deixou um rastro de destruição no município. Quatro pessoas ainda continuam desaparecidas.