Motoristas reclamam das péssimas condições das estradas e do serviço Tapa-buracos

A Folha de Brumadinho percorreu alguns trechos das estradas municipais e registrou vários pontos com sérios problemas estruturais

A falta de um serviço de qualidade na recuperação das estradas asfaltadas na cidade tem gerado enormes problemas, inclusive com prejuízos para os donos de veículos e até riscos de acidentes para quem transita pelas vias do município. Após inúmeras reclamações, o jornal Folha de Brumadinho percorreu alguns trechos das estradas municipais e registrou vários pontos com sérios problemas estruturais. Além das curvas sinuosas, o motorista acaba tendo que lidar diariamente com obstáculos criados na pista pelo próprio serviço de operação Tapa-buracos, executado por uma empresa terceirizada pela Prefeitura.

Os motoristas apontam que, ao invés de tapar os buracos, criam-se várias lombadas na pista e ainda sugem até crateras, já que a massa asfáltica começa a virar pó poucos dias após a realização do serviço. A situação fica ainda mais perigosa para quem trafega utilizando motocicleta. Também relatam, os motoristas, que a situação piorou nos últimos anos, após a tragédia da Vale, com o aumento considerável de veículos de grande porte.

“Hoje é muito difícil dirigir nessas estradas municipais. Com o movimento intenso, a gente acaba tendo que fazer manobras arriscadas para desviar das lombadas criadas. Além disso, é muita terra e areia solta nas vias”, afirma um condutor.

“O serviço é muito mal feito. Simplesmente jogam um piche e depois, de cima de um caminhão arremessam a massa asfáltica no chão, espelham e não compactam, não fazem um recorte daquele local que já está com problema. O resultado não poderia ser outro. A massa se desfaz rapidamente ou fica aquela pista toda irregular”, ressalta um outro motorista.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre o trabalho de conservaçãodas vias. Em nota, o órgão disse que executa corriqueiramente os trabalhos de conservação das estradas de todo o município, mas que o fluxo de veículos pesados tem danificado constantemente as estradas. A Prefeitura também informou que o setor de engenharia executa a fiscalização e analisa a situação dos trecos para repassar ao setor operacional.