Obra da Vale é contestada por moradores

Uma empresa terceirizada teria perfurado uma fossa séptica em área de preservação, afetando nascentes de água no local

Moradores da comunidade de Ponte das Almorreimas, em Brumadinho, denunciam uma obra da Vale, que segundo eles, está sendo feita em uma área de App – Área de Preservação Permanente. Os moradores afirmam que a empresa, BRG, terceirizada da Vale, fez uma perfuração de uma fossa séptica em área de preservação, afetando nascentes de água no local.

Ainda de acordo com os moradores, o local não faz parte da área abrangida pelo decreto de utilidade pública e nem área de servidão. O caso foi denunciado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e também levado ao conhecimento do Ministério Público.

Questionada, a Vale confirmou que a obra está sendo executada pela empresa, BRG e disse que no local está sendo construído um reservatório estanque de efluentes sanitários gerados na obra da nova captação do rio Paraopeba. Ainda de acordo com a Vale, o reservatório é esvaziado periodicamente e os efluentes coletados são encaminhados para destinação final em unidade de tratamento devidamente licenciada.

A empresa ressaltou ainda, que já prestou os esclarecimentos solicitados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brumadinho, e que todas as intervenções foram feitas em integral cumprimento à legislação ambiental.

Procurada, a prefeitura disse que houve sim um transbordamento da fossa, que não está em APP e nem próxima de nascentes. O órgão informou ainda, que a empresa foi notificada e tem até o dia 30 para fazer a limpeza da fossa, para então renovar a autorização junto ao setor de regularização.