Polícia Federal indicia 19 pessoas pela tragédia da Vale

Cabe agora ao Ministério Público Federal seguir com a denúncia e apresentá-la à justiça

A informação foi divulgada com exclusividade na manhã desta sexta-feira, 26, pela rádio Itatiaia. Segundo a reportagem, a Polícia Federal indiciou 19 pessoas, além da Vale e a Tüv Süd no segundo inquérito que investiga o rompimento da barragem B1 da Vale. O responsável pelo inquérito da Polícia Federal é o delegado Cristiano Campidelli, titular da Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico.

Segundo o delegado Cristiano Campidelli, cabe agora ao Ministério Público Federal seguir com a denúncia e apresentá-la à justiça. Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados. No indiciamento, a Polícia Federal aponta crimes de responsabilidade iguais aos denunciados no ano passado pelo Ministério Público de Minas Gerais, além de violação contra sítio arqueológico na região.

Em outubro, o STJ – Superior Tribunal de Justiça havia anulado o processo criminal que tramitava na justiça mineira há um ano e oito meses. Segundo a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – o TRF-1, a Justiça estadual não tinha competência para analisar o caso. Com isso, as 16 pessoas denunciadas a época, entre elas, o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, não seriam mais réus. O processo passou agora para a 9ª Vara Federal de Minas Gerais. Na ocasião, o Ministério Público de Minas Gerais disse que iria recorrer da decisão.

A tragédia da Vale completou nessa quinta-feira, 2 anos e 10 meses e deixou 272 mortes. Sete pessoas ainda não foram encontradas.

Em nota enviada ao jornal Folha de Brumadinho, a Vale informou que colaborou continuamente com as investigações da Polícia Federal e aguarda ser formalmente cientificada da conclusão do inquérito para a devida manifestação por intermédio de seu advogado, David Rechulski.