Tragédia Vale: Brumadinho recebe quase 1 milhão de reais em itens para a saúde

Sala de Emergência da UPA ganha novos equipamentos e mobiliários

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Brumadinho acaba de receber, como medida de reparação pelo rompimento da barragem da Vale, aproximadamente 825 mil reais em equipamentos. Ao todo, são 37 itens como respiradores, monitores, ultrassom e camas.

O projeto consiste na aquisição, entrega e instalação de bens, equipamentos e mobiliários, de acordo com as diretrizes do SUS – Sistema Único de Saúde. A modernização do centro de saúde faz parte do acordo firmado entre o Estado e a Vale.

Além de Brumadinho, outros 17 municípios mineiros, da bacia do Paraopeba, também serão contemplados com os kits de modernização das salas de urgências. A primeira entrega ocorreu no mês de maio, em Betim. Os municípios de Abaeté, Curvelo, Esmeraldas, Felixlândia, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Pará de Minas, Paraopeba, Pompéu, São Joaquim de Bicas e Três Marias receberão nos próximos dias os equipamentos. Já as cidades de Biquinhas, Morada Nova de Minas, Papagaio e São Gonçalo do Abaeté irão receber os equipamentos assim que adequarem suas unidades de saúde.

A execução do projeto de melhorias das unidades está sendo acompanhada pela auditoria independente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fiscalizada pelos compromitentes: Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.