NOTA DE ESCLARECIMENTO

ONG Abrace a Serra da Moeda desmente fake news sobre paralisação de obras em Campinho

Compartilhar
Share

A ONG Abrace a Serra da Moeda vem a público esclarecer informações inverídicas que têm circulado na comunidade de Campinho, segundo as quais esta entidade estaria impedindo a instalação da rede elétrica da CEMIG, necessária ao funcionamento do poço de bombeamento implantado pela empresa Coca-Cola, conforme Termo de Compromisso firmado em 26 de junho de 2024.

Esclarecemos que a ONG não possui competência legal para autorizar ou impedir intervenções ambientais, inclusive aquelas em áreas de proteção. Essas decisões cabem exclusivamente aos órgãos públicos competentes, nos termos da legislação ambiental vigente.

A ONG Abrace a Serra da Moeda sempre defendeu o direito da comunidade de Campinho ao acesso à água de qualidade. Desde 2015, temos atuado em defesa das nascentes que abastecem os cursos d’água da região, inclusive com enfrentamentos diretos à própria empresa Coca-Cola, quando necessário. Portanto, somos favoráveis à instalação da rede elétrica, por entender que ela é essencial ao abastecimento hídrico da comunidade.

Importante esclarecer que, por se tratar de uma área localizada na Zona de Amortecimento do Monumento Natural da Mãe d’Água, cabe ao CODEMA de Brumadinho, enquanto órgão gestor da Unidade de Conservação, analisar e deliberar sobre a anuência ambiental necessária para que a CEMIG realize a instalação da rede.

Reiteramos nossa solidariedade à comunidade de Campinho e reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos socioambientais e com a garantia do acesso à água para todos.

Beatriz Vignolo Silva
Presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda

Compartilhar
Share