
Imagens que circularam nas redes sociais nos últimos dias mostram possíveis irregularidades na área de mineração da empresa Morro do Ipê, localizada na Serra da Conquistinha, entre os municípios de Brumadinho e Igarapé.
Segundo as denúncias, sedimentos que escorrem da estrada utilizada pela mineradora e caem em um dique de contenção estariam atingindo uma área da Copasa e contaminando o Rio Manso, um dos principais afluentes do Rio Paraopeba na região. As imagens mostram a água bem avermelhada dentro da estrutura e também o Rio Manso com águas bastante turvas.
Somente após as denúncias, é que uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável esteve no local para apurar as possíveis irregularidades. De acordo com a prefeitura de Brumadinho, um relatório técnico da fiscalização está em fase de elaboração e deve ser concluído nos próximos dias.
Procurada, a Morro do Ipê informou que recebeu no último 19 de maio fiscais do município de Brumadinho para verificar as estruturas de drenagem da empresa e que não foi constatada nenhuma situação irregular ou anormal. A empresa reforçou ainda que realiza permanentemente o controle de seus processos operacionais e cuidados com o meio ambiente.