Moradora denuncia cobrança ilegal de religação de energia da rede pública da Cemig

Companhia afirma que não realiza nenhuma cobrança fora das faturas de energia e orienta que o cliente não faça nenhum pagamento adicional

Compartilhar
Share

O caso de uma cobrança de religação de energia da rede pública, na região de Palhano, por meio de funcionários da uma empresa terceirizada da Cemig, levanta a questão sobre a ilegalidade de exigência de valores para restabelecer a energia de imóveis quando o problema é na rede principal de uma rua ou bairro.

Conforme denúncia recebida pela nossa reportagem, de uma moradora que não quis se identificar, no último dia 15, a energia no bairro Recanto da Serra, na região de Palhano foi interrompida. O acionamento para restabelecer a energia na localidade foi feito diretamente na Cemig. Uma equipe, ao chegar no local, teria solicitado uma cobrança de mil reais para a religação da rede.

Ao questionar a legalidade da cobrança, pela moradora, já que a interrupção foi operacional e não deveria envolver qualquer taxa adicional, um dos funcionários da empresa baixou o valor, mas exigiu que fosse feito o pagamento para efetuar o serviço. “Estava sem energia na rua já fazia um tempo. Tenho minha mãe acamada e depende do aparelho de oxigênio funcionando com a energia. Então, eu fiquei realmente desesperada, sem saber o que fazer e acabei fazendo o pix no valor de R$ 300,00”, afirmou.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Cemig para comentar sobre a cobrança. Em nota, a Companhia orienta que não realiza nenhuma cobrança fora das faturas de energia. E caso haja alguma atitude contrária a essa orientação, o pagamento não deverá ser feito de forma alguma, e a Cemig deverá ser comunicada imediatamente. 

A Cemig informou ainda que, a única exceção são os casos dos clientes que possuam contas sujeitas a suspensão do serviço por inadimplência e desejem quitar seus débitos diretamente com os eletricistas no ato do corte. Nestes casos, os clientes devem se certificar que os profissionais realmente estejam a serviço da companhia e ou das empresas prestadoras de serviços, com crachás e uniformes.

“Para a realização de qualquer pagamento, a Cemig recomenda sempre a conferência dos dados bancários do destinatário, antes de confirmar o procedimento. O beneficiário será sempre “Cemig Distribuição S.A.”, CNPJ 06.981.180/0001-16. Os pagamentos via cartão de crédito são realizados por meio de máquinas da empresa FlexPag, nas cores azul-marinho e branco”, diz a nota.

Em caso de dúvidas quanto aos serviços, cobranças indevidas ou à identificação dos executores, os clientes devem acessar os canais de atendimento digital, ligar para o número 116 ou, ainda, para a ouvidoria da Cemig, no telefone 0800 728 3838.

Compartilhar
Share