
Um curto circuito foi o que provocou um incêndio na tarde desta sexta-feira, 22, que atingiu parte da vegetação da Aldeia indígena do povo Xucuru Kariri, localizada na região de Alberto Flores, na antiga fazenda Pontal. Segundo o Cacique Arapowãnã, o fogo começou em uma fiação elétrica que fornece energia para uma das casas na aldeia. Além da vegetação, o fogo destruiu também a rede de água que abastece parte das residências.

Ele disse à reportagem do Jornal Folha de Brumadinho, que as instalações de energia elétrica estão em estado precário. Cacique Arapowãnã cobra das autoridades melhorias na rede elétrica que fornece energia para a aldeia. “Todo o procedimento já foi feito junto aos órgãos, inclusive com a apresentação da carta de anuência feita pela Vale e agora só falta a prefeitura e a Cemig executarem o serviço. Nós precisamos de uma atenção especial para nossa aldeia, já que isso pode colocar nosso povo em risco como aconteceu hoje”, afirma.
O incêndio foi controlado ainda durante a tarde dessa sexta-feira, com a ajuda de brigadistas da Amda – Associação Mineira de Defesa do Ambiente e com caminhões-pipas fornecidos pela mineradora Vale. Ninguém ficou ferido.
Nós procuramos a prefeitura de Brumadinho para falar sobre a obra de melhorias na rede elétrica na comunidade indígena e aguardamos um retorno.