
Centenas de jovens participaram neste domingo, 24, do Dia Nacional da Juventude. Realizado na comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Córrego Ferreira, na Paróquia de N. S. da Piedade, o evento reuniu jovens e seus familiares de diversas outras paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário, que englobam os municípios de Brumadinho, Mário Campos, Moeda, Belo Vale, Crucilândia, Rio Manso e Bonfim.
O tema desde ano foi “Juventude e Ecologia Integral”, que falou sobre o papel dos jovens na sociedade, ao cuidar da nossa ‘casa comum’, interligando os aspetos ambiental, social, cultural, espiritual e econômico da vida. A debate foi inspirada na Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que aborda a conscientização na educação e mobilização dos jovens no dia a dia, como “guardiões da Criação”. O principal objetivo é promover um estilo de vida mais sustentável.
Durante o encontro, os jovens tiveram momentos de louvor, pregação, orações e a Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Dom Joel Maria dos Santos, com a participação do Pároco Padre Afonso, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, anfitriã do evento e Padre Edson Marques de Alcântara, vigário forâneo, da Região Episcopal N. S. do Rosário.
Ao final do encontro, a banda Papo Jovem tocou canções católicas para os jovens. Um sorteio definiu a próxima paróquia a receber o DNJ 2026, que será na paróquia do Senhor do Bonfim, na cidade de Bonfim.
O Dia Nacional da Juventude faz parte do calendário da igreja católica e foi criado em 1985, pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – e tem como objetivo fortalecer a unidade e espiritualidade da juventude católica.