O forte temporal que atingiu a região de Brumadinho, na tarde de ontem, segunda-feira, 26, causou danos em uma propriedade rural no distrito de Aranha. Um raio caiu em uma fazenda e matou pelo menos 7 vacas. Os animais estavam em uma área de mata onde foram atingidos pela descarga elétrica e morreram na hora.
Especialistas alertam para os perigos nesta época do ano. Alguns cuidados são essenciais para proteger o gado no período das chuvas. Evitar que os animais fiquem próximos de cercas de arame, pontos mais altos e debaixo de árvores solitárias em áreas de pastagem.
A instalação de para-raios em currais, galpões e locais de manejo também podem minimizar os danos. Em caso de formação de grandes tempestades, o criador também pode fazer o manejo dos animais em currais cobertos.
Outra recomendação feita pelos órgãos sanitários é não consumir a carne de animais que morreram atingidos por raios. A coagulação imediata do sangue pode favorecer o desenvolvimento de microorganismos que são prejudiciais à saúde. Os animais devem ser enterrados em uma vala longe dos cursos d’água.
