Startup: troca de materiais recicláveis por pontos e produtos vai dar bônus durante o carnaval

Estação Circular atua em parceria com associações de catadores, tem pontos em seis cidades do estado e propõe engajamento da população no descarte correto de resíduos

Compartilhar
Share

Com a chegada do Carnaval, Belo Horizonte e diversas cidades mineiras se preparam para dias de intensa movimentação. A festa aquece a economia, amplia o consumo e, como consequência, aumenta significativamente a geração de resíduos. Latas de bebidas, embalagens de alimentos, produtos de limpeza e descartáveis se acumulam não apenas nos espaços públicos, mas também em residências, sítios e estabelecimentos comerciais. Em 2025, somente no pré-Carnaval da capital mineira, mais de 230 toneladas de resíduos foram recolhidas pela Prefeitura. No bloco comandado pelo DJ Alok, o volume chegou a 40 toneladas.

Diante desse cenário, uma startup mineira que atua em parceria direta com associações de catadores lança uma ação especial para incentivar o descarte correto durante os dias de folia. A empresa chamada Estação Circular vai oferecer bônus na troca de resíduos por pontos, entre os dias 1º e 18 de fevereiro. 

Atualmente, a iniciativa conta com seis postos fixos de recolhimento em Minas Gerais, localizados em Betim, Belo Horizonte, Congonhas, Sarzedo, Curvelo e Esmeraldas.

O modelo funciona a partir do princípio da responsabilidade compartilhada: consumidores, comerciantes, catadores e indústrias dividem o compromisso pelo ciclo de vida dos resíduos. Ao levar materiais recicláveis aos postos, a população recebe pontos que podem ser acumulados e trocados por produtos fabricados a partir dos próprios resíduos coletados, fechando o ciclo da economia circular.

“É uma forma concreta de envolver toda a sociedade na conscientização sobre reciclagem e descarte ambientalmente adequado. Seja uma pessoa que fez uma festa em casa, recebeu visitas ou um comerciante que gerou mais resíduos no carnaval, todos podem separar o material e dar a ele o destino correto”, afirma o idealizador da iniciativa, Davi Iankous.

Quatro dos seis postos da Estação Circular são geridos por associações de catadores, que desempenham papel central na operação, triagem e destinação dos materiais. São aceitos itens como latinhas, tampas, frascos, potes e galões plásticos, garrafas PET, livros, revistas, cadernos usados e até produtos quebrados, como baldes, cadeiras e bancos de plástico. Cada material possui uma pontuação específica, calculada por quilo ou fração.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil. Trabalhamos com um modelo gamificado, no qual cada resíduo tem um valor. Os pontos acumulados podem ser trocados por produtos reciclados e, em alguns casos, até por créditos em PIX. Isso valoriza o material e, principalmente, o trabalho dos catadores”, explica Iankous.

A Associação de Catadoras e Catadores dos municípios de Sarzedo e Mario Campos (Acamares) administra duas estações, uma em Sarzedo e outra em Betim, ambas na Região Metropolitana. Segundo a presidente da entidade, Marli Beraldo, 28 associados trabalham na iniciativa atualmente, o que impacta diretamente na renda de 28 famílias. Ela ressalta a importância da atividade também para o meio ambiente. 

“Estamos em uma situação de emergência climática. Atuamos com educação ambiental, conscientização e mobilização nas redes sociais. As pessoas precisam ter consciência de que são responsáveis por aquilo que produzem, saber como descartar o material, como ajudar o planeta. A estação tem este papel e ainda complementa a coleta seletiva”, explica.

Muitas pessoas já estão engajadas e participam ativamente da plataforma, entregando resíduos, juntando pontos, trocando por materiais reciclados e contribuindo para proteger o meio ambiente. É o caso da pedagoga e engenheira Erika Gomide que no período de um ano, já entregou mais de uma tonelada de resíduos na Estação Circular de Betim.

“Eu faço a separação dos resíduos no dia a dia da minha casa e da casa da minha mãe. Qualquer embalagem que acaba já dou o destino certo: saquinhos, garrafas pets, produtos de limpeza, revistas e papeis. É bem rápido e fácil, com isso não preciso colocar lixo na lixeira. Alguns vizinhos doam também. Uma vez por semana eu levo até a estação. É fácil, prático e bem tranquilo”, conta Erika.

Entre os produtos reciclados que podem ser trocados nas estações estão: vasos para plantas, kits plantios, baldes, bolsas, bandeja, caixas organizadoras, comedouro para pets, bancos e até cadernos. A engenheira afirma que já tem vários, usa muita coisa em casa e também presenteia amigos e parentes.

Para Erika, ajudar o meio ambiente e evitar que resíduos sejam levados para os lixões, para rios e para a natureza é uma motivação especial de participar do projeto. 

“As pessoas precisam entender que nem tudo é lixo, que resíduos se transformam em produtos de excelente qualidade, evitando, por exemplo, os microplásticos. A cidade fica mais bonita, mais limpa, mais colorida. A Estação Circular diminui o volume de resíduos e eu ainda ganho os produtos”, incentiva. 

Estação Circular móvel

Além dos seis postos fixos de coleta, a startup conta com uma Estação Circular móvel, com autonomia e capacidade de operar em pontos diversos. Para que ela seja ativada em alguma localidade, Davi Iankous busca parcerias com entidades, empresas ou até blocos que queiram participar do projeto nos dias de folia. Em caso de interesse basta acessar o site da iniciativa.

Endereços pontos fixos

Belo Horizonte – Estação Circular Supermercados BH  

  • Av. Santa Teresinha, 389, bairro Santa Teresinha
  • Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h às 17h

Sábado das 09h às 12h

Betim – Estação Circular Superluna Acamares

  • Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 50
  • Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 09h às 18h 

Sábado das 09h às 12h

Congonhas – Estação Circular Congonhas

  • R. Padre Henrique Silvino, 148, Congonhas
  • Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 08h às 18h 

Curvelo – Estação Circular Asccare, My Mall – Supermercados BH

  • Avenida Bias Forte,1698, Vila de Lourdes, Curvelo
  • Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h

Sábado das 09h às 13h

Esmeraldas – Estação Circular Ascamare

  • Supermercados BH, Rua Senador Melo Viana, 261, Centro
  • Horário de funcionamento:

Segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h às 18h

Sábado das 09h às 13h

Sarzedo – Estação Circular Parque Cachoeira

  • Avenida São Lucas, 642, São Pedro
  • Horário de funcionamento:

Terça a sexta das 08h às 18h

Sábado e domingo das 08h às 14h

Compartilhar
Share