Comissão e prefeitura se reúnem para acertar detalhes finais da reinauguração da igreja Matriz de N. S. da Piedade

Fechada desde 2018, previsão é que o templo, com mais de 300 anos, seja entregue oficialmente em maio

Compartilhar
Share

Depois de mais de 8 anos fechada, moradores e comunidade católica vive o sonho da reabertura da igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Em reunião, realizada na manhã desta quarta-feira, 18, entre a comissão paroquial, o secretário de Governo Guilherme Morais, juntamente com integrantes das secretarias municipais de Turismo e Cultura, Obras e Meio Ambiente, o grupo tratou dos detalhes finais da obra de restauração e intervenções no entorno da matriz tricentenária.  

Com mais de 300 anos de história e considerada uma das ermidas mais antigas de Minas Gerais, a igreja é um marco da fé e da identidade local. A igreja representa não apenas a tradição religiosa da comunidade, mas também a preservação da memória arquitetônica e cultural de Brumadinho. Fechado desde 2018, o templo passou por diversas intervenções como, reforço em toda a sua estrutura, restauração dos elementos sacros e artísticos, além de melhorias no sistema de iluminação, segurança, combate à incêndio e rede hidráulica.

Durante a reunião, a comissão solicitou obras na área externa que inclui um novo projeto paisagístico, substituição da iluminação, colocação de lixeiras e novos equipamentos para praça da matriz, além dos detalhes da cerimônia de reabertura da igreja.

O secretário de Governo, Guilherme Morais destacou a importância deste momento histórico para o município e os fiéis. “A entrega desta igreja, depois de tantos anos fechada, representa um momento de celebração para moradores, fiéis e visitantes. A reabertura deste templo garante que esse patrimônio continue sendo referência cultural, turística e religiosa para as futuras gerações e integra Brumadinho num roteiro religioso de extrema importância para Minas Gerais, agregando aos outros equipamentos turísticos que temos em nosso município”, afirma.

A previsão é que a igreja seja reaberta em maio. A data e a programação devem ser divulgadas em breve pela comissão e prefeitura.

A HISTÓRIA DE PIEDADE DO PARAOPEBA E DA IGREJA 

Fundada no final do século XVII, como um desmembramento da bandeira de Fernão Dias, Piedade do Paraopeba é o terceiro povoado mais antigo de Minas Gerais. Datada de 1713, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade é uma das construções mais antigas de Minas e possui um importante patrimônio sacro. Ao ser elevada paróquia, em 1832, uma nova Matriz foi construída ao lado da antiga capela, aproveitando parte dos altares e elementos sacros. 

Hoje, mais de 300 anos após a construção da primeira ermida, a Matriz de Piedade do Paraopeba permanece como símbolo do Distrito. Seu estilo arquitetônico e a devoção popular marcam ainda os tempos do Ciclo do Ouro em Minas. 

A importância da igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade se revela não apenas pelo seu significado religioso ou por seu belo edifício, mas também pela sua importância histórica, como marco da ocupação do território de Minas Gerais. Assim sendo, o trabalho de restauração do templo busca também recuperar todo o sítio arqueológico, onde se localiza a igreja, preservando o terceiro povoado mais antigo de Minas.

Compartilhar
Share