Temperaturas batem novos recordes de mínimas

Termômetros chegaram a registrar 4°C nesta madrugada de sexta-feira

A forte massa de ar polar que chegou em Minas Gerais derrubou as temperaturas em todo o Estado. Voltou a gear em vários pontos de Brumadinho nesta madrugada de sexta-feira, 30. Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, essa foi a madrugada mais fria do ano até agora no município. Oficialmente, os termômetros chegaram a registrar temperatura mínima de 4°C, mas com a sensação térmica entre 1°C e 0 °C.

A máxima prevista para esta sexta-feira é de 23°C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 25% e 35%, o que é considerada muito baixa. Por isso, os especialistas alertam para fazer uma boa hidratação, tomar baste líquido. Segundo os climatologistas, as baixas temperaturas devem continuar por pelo menos até a quarta-feira da semana que vem.

A geada tem provocado preocupação entre os agricultores. As baixas temperaturas acarretam perdas enormes na agricultura, com a morte de plantas. O gelo causa o congelamento das folhas, caules e frutos. Os danos são piores e mais sentidos nas hortaliças. Para evitar danos maiores, os especialistas recomendam irrigar as plantações logo no início da manhã, antes do sol nascer.