
Moradores de diversos bairros e regiões de Brumadinho têm reclamado do abandono de fios de cabeamento da rede de internet em vias públicas. A situação, além de causar transtornos para pedestres e motoristas, representa riscos à segurança da população.
Os fios, geralmente deixados após manutenções ou instalações mal executadas, ficam estendidos pelas calçadas, pendurados em postes ou até atravessando ruas. Em alguns casos, a altura dos cabos é tão baixa que impede a passagem de veículos maiores, como caminhões ou ônibus.
Moradores da região do Distrito de Aranha enviaram imagens à nossa redação denunciando uma dessas situações. Uma empresa do setor de internet deixou um emaranhado de fios bem ao lado de um riacho, nas margens da estrada de acesso à comunidade de Córrego de Almas. “Simplesmente passaram aqui fazendo a manutenção e ou troca dos cabos e o que não serve mais, eles jogam em qualquer lugar”, relata uma moradora.
Em alguns pontos do município, além de riscos, como tropeços e acidentes, moradores temem também pelo perigo de choques elétricos, já que muitos cabos estão pendurados em postes, próximos à fiação da rede elétrica.
O jornal Folha de Brumadinho procurou a prefeitura para falar sobre a fiscalização das empresas de internet, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.