
O tombamento de uma carreta carregada com minério de ferro, na BR-040, no km 565, na entrada de Piedade do Paraopeba, nessa segunda-feira, 16, coloca em discussão mais uma vez, o uso descontrolado da rodovia pelas mineradoras. Nos últimos anos foram vários acidentes registrados no trecho entre Belo Horizonte e Congonhas envolvendo este tipo de carga.
Segundo um relatório técnico do CREA-MG – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – o trecho entre Nova Lima e Congonhas, o mais temido pelos motoristas que circulam diariamente, tem chamado a atenção devido ao alto índice de acidentes. Os números são assustadores. Em apenas 2 anos, entre dezembro de 2020 e dezembro de 2022, foram registrados 272 acidentes e 53 mortes em um espaço de apenas 54 km. Metade dos casos tinha uma carreta de minério envolvida.
A falta de fiscalização dos órgãos responsáveis, o traçado e as condições das pistas são apontados como principais fatores do grande número de acidentes na rodovia.
O Movimento SOS 040 lamentou mais um acidente envolvendo carretas de minério na rodovia e disse que ninguém mais pode negar o conflito entre o transporte de minério e os usuários da estrada. “Percebemos que, continuando com o tráfego de minério na rodovia, nem mesmo a duplicação da estrada, reduzirá o risco de morte na pista. O Movimento SOS 040 é favorável a implantação da Rodovia do Minério paralela à BR-040, tal qual o projeto proposto pela AMIG – Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil. Essa é a única solução que atende ao interesse de todas as partes envolvidas e comprometidas com a segurança da coletividade”, ressalta. @sosbr040
BR-040: O descaso de um acesso digno e seguro para Piedade do Paraopeba/Brumadinho

O local do acidente dessa segunda-feira, na altura do km 565, é considerado um dos trechos mais perigosos e escancara um outro problema sério e secular para Brumadinho. O município não possuiu até hoje uma saída digna e segura pela rodovia, mesmo apesar do distrito de Piedade do Paraopeba possuir mais de 300 anos de história. Quem mora em Brumadinho e utiliza a estrada de Piedade, com destino a Belo Horizonte, por exemplo, é obrigado a passar duas vezes pelo local. O motorista tem que fazer o retorno de 4 quilômetros, na trincheira do Retiro do Chalé, o que aumenta ainda mais os riscos para quem transita pelo local.
Nos últimos meses, esse mesmo trecho também vem sendo utilizado diariamente pela mineradora Vale, com dezenas de caminhões carregados de minério, saindo da Mina Serrinha, na Serra da Moeda, em Piedade do Paraopeba. Segundo a própria empresa, o material está sendo retirado do local para a recuperação da área de cava deixada pela antiga Ferrous.
A espera longa por melhorias
Em julho do ano passado após assumir a concessão da BR-040, a empresa EPR Via Mineira e a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – divulgaram detalhes do novo projeto de concessão. E, segundo a própria empresa, a construção de um novo acesso do distrito de Piedade do Paraopeba à BR-040, só deve ser concluído no 5º ano, ou seja, em 2029. Até lá, os motoristas que saem de Brumadinho pela serra da Piedade rumo a Belo Horizonte e outras cidades da região, terão que conviver diariamente com os transtornos, o perigo e o trânsito pesado no trecho.
Foto capa: redes sociais