
A votação aconteceu durante a Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado, 26, no auditório do Centro Administrativo de Brumadinho. Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde foram eleitos para o biênio 2026/2027. Ao todo foram escolhidos 10 titulares e 10 suplentes, de diversas localidades do município, representantes da sociedade civil.
Já os representantes do governo e trabalhadores da saúde ainda serão escolhidos até o final deste ano para integrarem ao Conselho Municipal.
Os eleitos terão o papel primordial na saúde de Brumadinho, já que eles ficam responsáveis por colher as necessidades da população, fiscalizar as atividades e investimentos da Secretaria Municipal de Saúde, além de propor melhorias no sistema público de saúde do município. O Conselho Municipal de saúde tem o poder deliberativo, ou seja, ele tem o poder aprovar ou não, ações do governo municipal na área da saúde pública municipal.
A atual presidente do Conselho de saúde, Ronilda Teixeira Duarte, fala a importância do órgão para a sociedade. “Hoje, o Conselho de Saúde tem um papel fundamental na defesa do acesso à saúde pública. Por isso, é muito importante a participação da população. Só assim teremos uma saúde democrática e de qualidade”, ressalta.
A posse dos novos conselheiros será realizada em janeiro do ano que vem.
Novos membros do Conselho Municipal de Saúde:
- Ronilda Teixeira Duarte
- Nelson Rodrigues Duarte
- Jair Francisco Chagas
- Eliana Esmeralda Maia
- Agnelo de Prada França
- Marcos Amorim
- Rosileia Aparecida Rezende
- Cláudia Moura
- Eliandro Leal
- Vilma dos Reis Nascimento
Foto: Prefeitura de Brumadinho