Falta de sinalização em obras viárias acende alerta para risco de acidentes

Pelo menos 5 casos foram registrados nos últimos meses, na principal ligação entre Marques e Palhano, trecho que passa por intervenções

Compartilhar
Share

Um grave acidente ocorrido na tarde dessa quarta-feira, 10, em Palhano, em um trecho que está em obras, acende um alerta aos motoristas que trafegam diariamente pela região. A ausência de sinalização adequada em obras que estão sendo executadas no trecho é apontada como a principal causa dos acidentes registrados nos últimos meses.

De acordo com um levantamento feito pelo jornal Folha de Brumadinho, pelo menos 5 casos foram registrados na principal ligação entre Marques e Palhano. Motoristas e motociclistas têm relatado situações de risco em áreas onde intervenções estão sendo realizadas, sem o devido aviso prévio ou com sinalização insuficiente.

Em muitos casos, cones improvisados, placas pequenas, ausência de iluminação durante a noite e barreiras mal posicionadas ou sem nenhuma sinalização tornam o deslocamento imprevisível. A falta de orientação clara aumenta a probabilidade de colisões, quedas e atropelamentos, especialmente em horário de grande movimento, como o ocorrido nessa quarta-feira.

Segundo especialistas em tráfego ouvidos pela reportagem, a sinalização é parte fundamental de qualquer obra. Ela deve indicar, com antecedência, desvios, estreitamentos de pista, entroncamentos, presença de trabalhadores e mudanças repentinas no fluxo de veículos. Quando isso não ocorre, motoristas são pegos de surpresa e se veem obrigados a fazer manobras bruscas.

Procurada, a prefeitura lamentou profundamente o acidente ocorrido na tarde de ontem, 10, no trecho viário localizado em Palhano e informou que o referido trecho já passou por processo de pavimentação e atualmente encontra-se em fase de finalização da sinalização horizontal e vertical, incluindo pinturas, placas indicativas de curvas e de velocidade permitida, conforme previsto no projeto de melhoria viária.

O órgão informou ainda que continuará acompanhando o caso e permanece à disposição para receber sugestões de melhorias e manter o diálogo com a população.

Compartilhar
Share