
Enquanto o governo de Minas segue aproveitando do dinheiro do ‘acordão’ da Vale, para realizar obras milionárias em diversas regiões do Estado, há quilômetros de distância de Brumadinho, a principal obra do município, iniciada ainda em 2021, o complexo viário, ainda não ficou pronto.
De acordo com informações divulgadas à época pelo próprio Estado, os investimentos foram da ordem de 50 milhões de reais. Mas, entretanto, um dos viadutos que faz parte da infraestrutura viária da cidade continua inacabado e uma das pistas do trecho também está fechada para o trânsito.

O projeto do complexo viário de Brumadinho contemplaria dois viadutos e uma ponte sobre o Rio Paraopeba. A obra é uma conexão da MG-040 com o Instituto Inhotim e parte da cidade. Além facilitar o acesso ao museu, o principal objetivo era desafogar o trânsito na área central de Brumadinho.
O jornal Folha de Brumadinho procurou o DER-MG – Departamento de Estrada de Rodagem de Minas Gerais para falar sobre o abandono da obra. Em nota, o órgão informou que, em razão de alterações estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para dimensionamento de estruturas dessa natureza, após o início das obras, foi necessária adequação no projeto. E que o DER avalia alternativas para conclusão das obras o quanto antes possível.
Questionamos também a prefeitura a respeito do acompanhamento junto ao Estado sobre as obras. Até o momento o órgão não respondeu.