Moradores questionam abandono da Casa da Cultura

Projeto de restauração previa a construção de um museu no local, além do arquivo público municipal e uma biblioteca

Compartilhar
Share

Um dos mais importantes espaços da cultura e da educação de Brumadinho, a Casa da Cultura Carmita Passos está completamente abandonada. As obras de restauração do prédio, iniciadas no ano passado, foram paralisadas pela atual gestão.

Segundo anúncio feito no ano passado, pela prefeitura, o projeto de restauração consistia na construção do “Museu da Casa da Cultura Carmita Passos”, além de um espaço que abrigaria o Arquivo Público Municipal e uma biblioteca. Ainda de acordo com representantes da gestão anterior, as ações foram construídas coletivamente com a população e que teria como parceira, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo da restauração era recuperar elementos característicos da edificação e implementar um complexo voltado para estudo da memória de Brumadinho.  

Como o prédio pertencia ao Estado, em 2018, o município iniciou as tratativas para a doação do imóvel para a prefeitura. Mas, somente em julho de 2024, a Assembleia Legislativa votou o projeto de Lei Nº 24.917, que autorizava o Governo de Minas doar o espaço ao município de Brumadinho.

O Jornal Folha de Brumadinho entrou em contato com a secretaria municipal de Turismo e Cultura para falar sobre o espaço. Em nota, o órgão informou que a atual gestão está revendo o projeto de restauração da casa, mobilizando um corpo técnico necessário para definição das intervenções adequadas, de forma a assegurar a integridade do imóvel e o cumprimento das normas de preservação do bem cultural.

A secretaria informou, ainda, que o processo de doação do espaço ao município não havia sido finalizado, que por esse motivo não pode dar andamento nas obras, mas que a tramitação está em fase final.

A história da Casa da Cultura

Desde abril de 1946, quando começaram as atividades escolares no local, a Casa da Cultura tem sido um importante palco de ensino em Brumadinho, tendo abrigado várias escolas como: Ginásio São Sebastião, a escola Padre Machado e o Centro Educacional Maria Madalena Friche Passos – o CEMMA.

Nos últimos anos, a casa abrigou a secretaria de Cultura e Turismo, além de exposições e projetos culturais.

Fotos: página Facebook/Memorial Brumadinho

Compartilhar
Share