Morre o jornalista, escritor, professor e colunista especial da Folha, Valdir de Castro

O velório acontece até às 15h 30, na Câmara Municipal de Brumadinho, e o sepultamento será no cemitério de Conceição de Itaguá

Compartilhar
Share

Dia triste para Brumadinho. A manhã desta segunda-feira, 5, começou com a notícia da morte do Jornalista, escritor, professor, Valdir de Castro Oliveira, colunista especial do jornal Folha de Brumadinho. A informação foi divulgada pelos familiares. O velório acontece até às 15h 30, na Câmara Municipal de Brumadinho, e o sepultamento será no cemitério de Conceição de Itaguá.

Sua história

Valdir de Castro nasceu em Conceição de Itaguá, em 1947. Morou na cidade de Crucilândia e em 1955 mudou-se para Belo Horizonte, onde passou parte de sua vida. Formou-se em jornalismo, em 1976, pela PUC-Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em 1984, obteve o título de Mestre em Sociologia Rural, pela Universidade Federal da Paraíba, e, em 1996, o título de doutor em Ciência da Comunicação, pela Universidade de São Paulo.

Ao longo de sua carreira profissional, como professor, lecionou na PUC-Minas entre 1978/1979, na Universidade Federal da Paraíba entre 1979/1983 e na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – entre 1983/2005, quando se aposentou.

De 2008 a 2020, foi professor e pesquisador do programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação em Saúde do ICICT – Instituto de Informação, Ciência e Tecnologia, da Fundação Oswvaldo Cruz, – no Rio de Janeiro.

Como jornalista também atuou em diversas áreas. Foi editor e apresentador do Programa televisivo “Mídia em Pauta”, da TV Comunitária de Belo Horizonte, Canal 13, entre 2002 e 2004. Foi também diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais no triênio 2002-2005.

Em Brumadinho participou ativamente em várias frentes, como Associação Comunitária do Inhotim, na antiga localidade, onde hoje está instalado o Museu Inhotim. Atuou no Conselho Municipal de Saúde, onde criou o jornal do Conselho de Saúde. Editor do jornal Circuito Notícias entre 1997 e 2005. Apresentou o programa de “Olho na Notícia”, da Rádio Inter FM. Foi também fundador e vice-presidente do Conselho de Segurança de Brumadinho, entre 2006 e 2008, além de fundador da Asmap – Associação de Defesa do Meio Ambiente e Defesa do Vale do Paraopeba – e do jornal Tribuna da Asmap, de 2005 a 2012.

Como escritor, publicou em 2010, o livro “Requiém” para o Inhotim, que conta poeticamente a história da comunidade do Inhotim extinta em 2009 para dar lugar à expansão do museu que leva o nome do lugarejo. Recentemente, lançou o Livro “Mídias Locais, história e desenvolvimento de Brumadinho” – que conta, através da comunicação, dos jornais locais, a história do município entre 1910 e 2013.

Desde 2023, o jornalista Valdir de Castro assinava colunas especiais para o Jornal Folha de Brumadinho, onde assumiria novos trabalhos este ano.

O jornal Folha de Brumadinho lamenta profundamente essa perda irreparável para jornalismo, para imprensa local e para o município de Brumadinho. Nossos corações se juntam aos familiares e amigos de Valdir de Castro neste momento de dor.

E por fim, o agradecimento especial à Valdir de Castro pelos serviços prestados de forma voluntária ao Jornal Folha de Brumadinho.   

Compartilhar
Share