Nova adutora da Copasa é tomada pela água

Vale disse que aguarda a melhora na situação climática e dos acessos em Brumadinho para realizar uma avaliação das condições das obras

As instalações da nova captação de água do Rio Paraopeba, que está sendo construída pela Vale, na comunidade de Ponte das Almorreimas, em Brumadinho, está completamente tomada pela água. Imagens mostram parte do canteiro de obra e das estruturas da adutora inundadas. Ainda não se sabe os impactos causados pela inundação no local e se a estrutura foi comprometida.

Procurada para falar sobre os impactos causados na obra, a Vale disse que aguarda a melhora na situação climática e dos acessos em Brumadinho para realizar uma avaliação das condições das obras conduzidas no município. A empresa afirma ainda que segue acompanhando o cenário de fortes chuvas em Minas Gerais, com foco na assistência aos moradores atingidos, em garantir a segurança de suas equipes e no apoio ao poder público e Defesa Civil, com recursos e equipamentos para prestar assistência à comunidade.

A Estrutura

A obra foi iniciada em 2019, após o rompimento da barragem B1, na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. A lama invadiu o Rio Paraopeba e destruiu o antigo sistema de captação de água da Copasa, que havia sido construída em 2015, no bairro Cohab, ao lado do rio. A estrutura terá vazão de 5 mil litros por segundo. O prazo limite para conclusão da obra era em setembro de 2020. Mas, segundo a Vale, o atraso se deve em função da pandemia e problemas de chuva na região.

A nova adutora tem como objetivo levar água do Rio Paraopeba até à Estação de Tratamento de Água do sistema Rio Manso, responsável por abastecer parte da região Metropolitana de Belo Horizonte.