Novas denúncias de descarte irregular de lixo: desta vez em Casa Branca

Falta de conscientização, fiscalização e punição rigorosa transformam espaços públicos em verdadeiros lixões a céu aberto

Compartilhar
Share

Um dia após o jornal Folha de Brumadinho mostrar a situação de uma rua, em Palhano, com problemas de descarte irregular de lixo, novas reclamações surgem sobre a prática criminosa de algumas pessoas que insistem em abandonar entulhos e até móveis velhos em espaços públicos. A cena, que infelizmente é comum em diversas regiões do município, reforça a necessidade de políticas de conscientização e punição para quem pratica esse crime contra o meio ambiente.

Em Casa Branca, moradores voltam a denunciar a prática recorrente do descarte irregular dos resíduos em diversos pontos do bairro. O acúmulo de materiais como restos de construção, móveis velhos e até resíduos domésticos transforma ruas e terrenos em verdadeiros lixões a céu aberto.

Em agosto deste ano, nossa reportagem já havia denunciado o mesmo problema apontado por moradores da região. Segundo eles, de lá pra cá a situação só tem piorado. “Infelizmente nada mudou. Toda semana é isso. A falta de respeito e educação de alguns moradores causa esse transtorno para o restante da comunidade. O poder público precisa fazer alguma coisa. O que não dá, é ficar assim”, ressalta um morador da região.  

Apesar das inúmeras reclamações ao longo dos últimos anos, os moradores afirmam que pouco mudou. Eles reivindicam mais ações de conscientização, coleta adequada e, principalmente, fiscalização eficiente. “Nós precisamos que a prefeitura intensifique as ações educativas e punitivas, além da ampliação da coleta”, destaca um outro morador.  

O descarte irregular do lixo cria vários problemas não só visual, mas a proliferação de insetos, animais peçonhentos e doenças, além da contaminação do solo, principalmente agora, com a chegada do período chuvoso.

O jornal Folha de Brumadinho entrou em contato com a prefeitura para falar sobre as novas reclamações do lixo em vários pontos de Brumadinho e aguarda um posicionamento.

Compartilhar
Share