Prefeitura gasta em apenas 4 meses quase 400 mil reais em diárias e viagens

Valores incluem passagens aéreas internacionais e reembolso de gastos de servidores públicos fora do município e até do Brasil

Compartilhar
Share

A ida de uma comitiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Brumadinho a uma Conferência Latino-americana em Bogotá, na Colômbia, está gerando polêmica sobre os gastos da prefeitura com diárias e passagens aéreas nos primeiros meses do ano.

Um levantamento feito pelo Jornal Folha de Brumadinho, com base em informações do Portal da Transparência, aponta que o município já teria gasto, entre janeiro e abril deste ano aproximadamente 400 mil com passagens de avião e custos de servidores fora de Brumadinho. Dados constam que, por exemplo, o Secretário de Governo, Guilherme Morais e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Daniel Hilário teriam recebido em março, cada um, R$ 13.192,00 em diárias.

Somente uma Conferência Latino-americana, na Colômbia, a prefeitura deve desembolsar nada menos que quase 50 mil reais com um grupo de seis pessoas enviadas ao país vizinho. De acordo com publicações no Portal da Transparência, as diárias do secretário municipal de Desenvolvimento Social, João Santos e seu Adjunto, Washington Moreira de Carvalho, custaria mais de 18 mil reais. O valor de cada diária chega a R$ 9.312,00. Já o custo com passagens aéreas dos seis servidores ultrapassa os 24 mil reais. O evento começou nesse domingo, 8, e vai até o dia 13 de junho.

A Prefeitura de Brumadinho alegou que a Secretaria de Desenvolvimento Social recebeu o convite para participar da X Conferência Latino-americana e Caribenha de Políticas Sociais para falar sobre o rompimento da Barragem da Vale, em janeiro de 2019, e dos problemas sociais da cidade enfrentados após o ocorrido.

Em relação aos custos da viagem para a Colômbia, a prefeitura disse ainda que todos os gastos foram devidamente administrados com a função de serem direcionados exatamente para esses meios, dentro da lei com prestação de contas.

O jornal Folha de Brumadinho questionou a prefeitura sobre o custo total da viagem, incluindo, passagens aéreas, hospedagens e diárias, mas até o fechamento desta reportagem, a assessoria não havia se pronunciado.

No final de março, uma outra equipe da prefeitura, liderada pelo Secretário de Governo, Guilherme Morais foi para Las Vegas, nos Estados Unidos, em um congresso. O custo total da viagem teria ultrapassado os 50 mil reais.

Os valores gastos no mês de maio sobre diárias e locomoção de servidores ainda não foram lançados no sistema do Portal da Transparência.

Foto: Divulgação/prefeitura

Compartilhar
Share