Tragédias: painel reúne entidades que lutam por justiça

Debate acontece nesta sexta-feira, 23, em Brumadinho, e tem como eixo “Memória, Justiça e Caminhos para 2026 – Carta à Justiça do Brasil”

Compartilhar
Share

Brumadinho reúne nesta sexta-feira, 23, entre 9h e 12h, no Memorial de Brumadinho, familiares e especialistas que integram associações de vítimas de grandes tragédias ocorridas no Brasil nos últimos anos. Encontro inédito marca o início formal de uma atuação articulada, coesa e permanente, com projeção nacional e internacional na luta por justiça. O debate, em formato de roda de conversa, tem como eixo “Memória, Justiça e Caminhos para 2026 – Carta à Justiça do Brasil”.

Mais do que um evento pontual, o painel representa um marco de convergência entre diferentes trajetórias de dor e luta, consolidando uma agenda comum de interesse público por justiça, memória e responsabilização, incluindo o acompanhamento das audiências do processo criminal de Brumadinho, perseguições a familiares (caso Maceió) e petição apresentada à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH/OEA) cobrando do Estado brasileiro agilidade e garantia do direito das vítimas.

O objetivo é fortalecer a atuação em rede, dialogar com instâncias nacionais e internacionais e afirmar o direito das vítimas como pilar da democracia e da não repetição. O encontro pretende chamar a atenção do país para a urgência de respostas institucionais diante de crimes de grande impacto social, na semana dos 7 anos da tragédia da Vale, em Brumadinho.

A União das Associações nasce do entendimento de que juntos eles podem transformar e não apenas resistir. Compartilhar trajetórias, aprendizados e desafios é também construir uma agenda comum, capaz de enfrentar a impunidade que alimenta novas tragédias.

Ao final do painel, restrito a convidados, será divulgada uma Carta por Justiça que busca expressar síntese do que foi vivido pelas Associações nos trâmites e processos judiciais. Os familiares acreditam que justiça não é vingança — é responsabilidade, é reparação, é compromisso com a não repetição.

Data: Sexta-feira, 23 de janeiro

Local: no Memorial de Brumadinho

Hora: 9 horas às 12h

Fonte: Avabrum

Compartilhar
Share