Como curtir o carnaval sem desconfortos vasculares

Após a folia, a recomendação é reservar um momento para o descanso e elevar as pernas acima para melhorar o retorno venoso

Compartilhar
Share

O verão é marcado por altas temperaturas e a folia com o carnaval, arrastando milhares de brasileiros pulando pelas ruas. Contudo, apesar da animação e preparação, é importante alertar para os cuidados com a saúde vascular para garantir maior conforto durante as festividades.

De acordo com o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Josualdo Euzébio Silva, o calor é capaz de causar alterações significativas na saúde vascular, provocando a dilatação dos vasos sanguíneos e comprometendo o  retorno do sangue das pernas para o coração. A circulação nos membros inferiores já é naturalmente mais lenta, piorando durante essa estação.

A combinação entre o calor e os efeitos vasculares, associada a longos períodos em pé, dançando e consumindo bebidas alcoólicas, potencializa  sintomas como o inchaço, dor e a sensação de cansaço. Os mesmos são mais comuns no fim do dia, sendo ainda mais intensos para quem já possui doenças venosas pré-existentes, como as varizes.

Uma série de dicas e cuidados permitirão que os foliões aproveitem os dias de festa sem grandes preocupações. Primeiro, a alimentação deve ser leve e balanceada, sem abusar de industrializados e sal.

Deve-se manter a hidratação – com água – já que o álcool contribui para a desidratação e aumenta a retenção de líquidos, movimentar-se sempre que possível e evitar a exposição prolongada ao sol.

Já para o retorno em casa, a recomendação é reservar um momento para deitar e elevar as pernas – sempre acima da altura do coração – contribuindo para o retorno venoso. 

Josualdo ainda destaca que as meias de compressão devem ser utilizadas, porém, muitas pessoas acham desconfortáveis, principalmente, no calor, além de serem pouco estéticas, aliviam os desconfortos de maneira considerável. É importante lembrar que as meias devem ser sempre indicadas pelo médico.

Foto: prefeitura de Brumadinho

Compartilhar
Share