Memorial Brumadinho inaugura centro de referência que reúne produções sobre rompimento da barragem em 2019

Espaço guarda trabalhos científicos e culturais a respeito da tragédia, além de itens do acervo museológico e outros registros históricos

Compartilhar
Share

Resultado de meses de pesquisa e análise de textos, livros, músicas, podcasts e outras produções sobre o rompimento da barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, o Centro de Referência do Memorial Brumadinho será inaugurado no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 14h, em evento aberto ao público. Com retirada de ingressos gratuitos pelo site e transmissão ao vivo pelo YouTube, o lançamento apresenta a produção acadêmica, elementos do acervo museológico da instituição e diversos registros reunidos sobre a tragédia.  

O evento da próxima quinta-feira será aberto com falas da Diretora Presidente da Fundação Memorial de Brumadinho, Fabíola Moulin, e da representante da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), Kenya Lamounier. Em seguida, Débora Silva, Gerente de Pesquisa e Acervo da Fundação Memorial de Brumadinho, apresentará virtualmente o Centro de Referência do Memorial Brumadinho e os resultados das pesquisas levantadas nos últimos meses. 

A apresentação do espaço será sucedida por uma mesa redonda sobre a importância dos repositórios e centros de pesquisa em universidades e em locais de memória, com Maria Fernanda Salcedo Repolês, professora da Faculdade de Direito da UFMG e representante do Conselho Curador da Fundação Memorial de Brumadinho, e Vanessa Miyashiro, responsável pelo Centro de Referência do Memorial da Resistência de São Paulo. 

O Centro de Referência que será apresentado abriga o Repositório Digital do Memorial Brumadinho, que reúne produções acadêmicas e culturais relacionadas ao rompimento da barragem, publicadas de 2019 a 2025 em repositórios, periódicos científicos e em plataformas de áudio. Ao todo, foram identificados 382 trabalhos acadêmicos produzidos e publicados nas cinco regiões do Brasil, e 154 produções sonoras, divididas em 141 episódios de podcasts e 13 músicas.

O Centro de Referência reúne, também, ítens do acervo museológico do Memorial Brumadinho, contendo objetos pessoais das vítimas e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de fotografias, vídeos, entrevistas e outros registros históricos que refletem os impactos sociais, ambientais e jurídicos do rompimento da barragem.

No dia 28 de agosto, além do evento de lançamento do Centro de Referência, o Memorial Brumadinho realizará uma visita mediada por sua equipe educativa, que apresentará os aspectos simbólicos da construção e do paisagismo, a história do rompimento e seus desdobramentos. A visita ocorre às 11h, de forma gratuita, e é uma oportunidade de conhecer o local dedicado à honra e memória das vítimas da tragédia. Nesse dia, o Café do Memorial incluirá em seu cardápio opções de almoço para o público. 

O papel do Centro de Referência do Memorial Brumadinho

Centros de Referência em instituições museais são estruturas criadas para organizar, preservar e difundir conhecimento sobre temas relacionados à instituição em questão. Eles funcionam como núcleos especializados de pesquisa, documentação e memória, constituindo-se como espaços ativos, que impulsionam debates, apoiam pesquisas e promovem articulações entre comunidades.

No Memorial Brumadinho, o Centro de Referência é resultado do trabalho da Gerência de Pesquisa e Acervo da Fundação Memorial de Brumadinho, cuja equipe é coordenada por Débora Silva. Ele se apresenta como uma espécie de arquivo, um espaço onde estão armazenados e organizados dados e materiais, configurando um espaço vivo de reflexão, educação, pesquisa e comunicação, do qual poderão reverberar diversos outros conteúdos.

O Repositório Digital do Centro de Referência é também um espaço dinâmico e de construção de conhecimento colaborativo, funcionando como um acervo online, onde pesquisadores e produtores de conteúdos poderão solicitar que seus trabalhos sejam incorporados, mantendo o banco de dados em constante atualização e crescimento. Para isso, o site do projeto disponibiliza o e-mail gerenciapesquisa@memorialbrumadinho.org, ao qual os profissionais podem enviar suas produções. Desse modo, mediante a validação da Gerência, o conteúdo será disponibilizado no acervo para o público geral.

Foto: Nitro 

Evento de lançamento do Centro de Referência do Memorial Brumadinho — Repositório Digital  

Programação

Data: 28/08/2025 

Horário:  14:00h às 16:30h 

Local: Espaço meditativo do Memorial Brumadinho 

 14h – Fala de abertura com Fabíola Moulin – Diretora Presidente da Fundação Memorial de Brumadinho 

Kenya Lamounier – representante da Avabrum

 14h – Apresentação do Centro de Referência do Memorial Brumadinho 

Débora Silva- Gerente de Pesquisa Documentação e Acervo  

 14h40 – Mesa Redonda 

Maria Fernanda Salcedo Repolês – Prof.ª Dra. da Faculdade de Direito da UFMG e representante do Conselho Curador da Fundação Memorial de Brumadinho 

Vanessa Miyashiro – Pesquisadora Sênior responsável pelo Centro de Referência do Memorial da Resistência de São Paulo. 

 15h20 – Debates 

 15h50 às 16h30h – Encerramento e coffee break  

Serviço

Evento de lançamento do Centro de Referência do Memorial Brumadinho – Repositório Digital

Data: 28/08/2025 

Horário:  14h às 16h30 

Local: Espaço meditativo do Memorial Brumadinho, com transmissão ao vivo no YouTube do Memorial Brumadinho

Entrada gratuita mediante retirada de ingresso pelo link

Compartilhar
Share