Usuários da linha Suzana/BH se mobilizam contra retirada de mais um horário

Passageiros afirmam que muita gente que trabalha em Belo Horizonte e região de Nova Lima ficará prejudicada

Quem utiliza diariamente a linha intermunicipal 3943, Suzana/Belo Horizonte, está apreensivo. A Santa Fé Transportes anunciou a retirada de um dos horários mais importantes que saía de Belo Horizonte, às 18h, passando por várias localidades, até Suzana. De acordo com os usuários, essa é mais uma mudança de horário que a empresa faz sem consultar a população.

A Santa Fé até divulgou a criação de uma nova linha e alterou a saída para às 19 horas. Mas, os passageiros afirmam que muita gente que trabalha em Belo Horizonte e região de Nova Lima ficará prejudicada.

Grasiele Luzia, moradora de Piedade do Paraopeba, e que utiliza a linha todos os dias para trabalhar em Belo Horizonte, fala sobre a mudança. “Com essa alteração do horário das 18h para as 19h, vou ter que ficar por mais de 2hs esperando o embarque, correndo risco de assalto no ponto de ônibus. Outro dificultador é que chegarei em casa muito mais tarde, entre 20h e 21h”, afirma.

Uma outra moradora, Marielle Souza, usuária que também mora em Piedade do Paraopeba, reclama das mudanças. “Eu utilizo a linha pelo menos três vezes por semana. A retirada do horário das 18 horas irá trazer muito impacto para nós. Vamos chegar muito tarde em casa. Além disso, a empresa retirou outros horários durante a pandemia e os ônibus estão com super lotação”, declara.

Um movimento entre moradores de várias comunidades está sendo organizado contra a medida. Além de um ofício que será entregue à empresa e aos órgãos reguladores, um abaixo-assinado também está sendo feito.

Procurada, a empresa ainda não respondeu aos questionamentos feitos. O jornal Folha de Brumadinho tentou contato também com a Setop – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – e o DER-MG – Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, mas até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta de nenhum dos órgãos.

A petição virtual está colhendo assinaturas, pedindo o retorno do horário das 18 horas. Quem quiser assinar, é só acessar o link: https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/santafe_transportes_mudanca_dos_horarios_de_onibus_um_descaso_com_a_populacao/?fbclid=IwAR1jmqxTDSYUgQWryYhUw9fAIxJFqUXms4-TtNDek3bEmJd-0pVfnRT8c-o