Brumadinho recebe Gunga Minas Festival

Evento promove a valorização das guardas de Congo e Moçambique mineiros e celebra a cultura popular brasileira com uma programação diversa

Entre os dias 29 de maio e 02 de junho três cidades mineiras vão receber a primeira edição do Gunga Minas Festival, projeto que tem como objetivo principal a valorização das Guardas de Congo e Moçambique mineiros. Rodas de Mestres, Cortejos, Teatro de Bonecos e apresentações musicais prometem realizar uma celebração da cultura popular.

O Gunga Minas preparou uma programação de peso para estreia. Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival vai apresentar 06 guardas de Congo e Moçambique das cidades de Brumadinho (Moçambique de Santa Isabel, Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário de Sapé e Marinhos e Moçambique de Santa Efigênia); de Mário Campos (Irmandade de Nossa Senhora Aparecida); e de Ouro Preto (Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia).

Para celebrar essa valorização foram convidados nada mais nada menos que a Velha Guarda Musical do Salgueiro, com um show completo; Trio Nordestino; Maira Baldaia; Maciel Salu, Grupo Surreal, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Quadrilhas Juninas, Espetáculo de Teatro de Bonecos Caminhos de São Saruê, entre outras atrações.

“O Gunga Minas Festival é fruto de várias rodas de conversa durante a realização do projeto Maracacongo, realizado em dez cidades mineiras e pernambucanas, durante os debates os mestres e mestras do Congo e Moçambique, falaram da importância da realização de um festival”, destaca Afonso Oliveira, curador e produtor executivo do projeto.

O Gunga Minas Festival será aberto no dia 29 de maio, às 14 horas nos Jardins do Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte, com uma roda de mestres, onde participarão cerca de dez mestres e mestras, mais convidados vindos de Recife, Salvador, Goiás e Minas Gerais. Nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho, será vez das cidades de Brumadinho e Ouro Preto receberem o Festival. Em Brumadinho o Festival será realizado no Teatro Municipal e na Praça de Eventos; em Ouro Preto o Gunga Minas Festival será realizado no Largo do Cinema em parceria com o Festival Gastronômico. No domingo, dia 02 de junho o Festival volta ao Circuito da Liberdade para o encerramento, com um cortejo na Praça da Liberdade e o espetáculo Gunga no auditório do Memorial Minas Gerais Vale.

O Gunga Minas Festival é uma realização da empresa de produção pernambucana Cactus Promoções e Produções e produção executiva da Afonso Oliveira Produções. O Projeto foi aprovado na Chamada Instituto Cultural Vale, para patrocínio via incentivo fiscal da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura. E conta com o Apoio da Prefeitura de Brumadinho, Associação Identidade Quilombola, Prefeitura de Ouro Preto, Festival Gastronômico de Ouro Preto e Memorial Minas Gerais Vale.

Quilombos de Sapé e Marinhos

Duas comunidades quilombolas, em especial fazem parte da história do Gunga Minas Festival, Sapé e Marinhos. Lá surgiu o Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário de Sapé e Marinhos e a Associação Identidade Quilombola, presidida pela mestra Dina Braga. O grupo fez uma turnê em Pernambuco em 2017 e lá se iniciou um intercâmbio com o grupo Maracatu Estrela de Ouro, gerando o projeto Maracacongo em 2022, semente do Gunga Minas Festival.

A comunidade quilombola de Sapé é mais antiga da cidade de Brumadinho. A história se inicia com o negro João Borges. Passado algum tempo, outros negros da região vieram morar nas proximidades, em casas feitas de pau a pique e sapé; daí a origem de nosso nome: “Sapé”. O sítio histórico Quilombo do Sapé é um marco social e histórico da cultura afrodescendente do município. Atualmente vivem na comunidade 44 famílias, constituídas de aproximadamente 150 pessoas – As guardas de congo e Moçambique s

Marinhos está situado onde antes foi a Fazenda escravocrata de Rodrigues, que pertencia aos irmãos José e João Rodrigues. Em alguns pontos dos 12 alqueires e meio de extensão que a fazenda possuía, ainda hoje é possível ver os alicerces do muro que cercava a propriedade e seu pasto para os porcos dos arredores. As primeiras famílias que aqui se estabeleceram foram os Justino, os Souza e os Marques.

Confira a programação em BRUMADINHO

Quinta-feira – 30/05/2024

09h30 – Espetáculo de Teatro de Bonecos Caminhos de São de Saruê

Com Chico Simões (GO), Maciel Salú (PE) e Anna Göbel (MG)

Teatro Municipal Nicondemus da Cunha

Sexta-feira – 31/05/2024

19h – Moçambique de Santa Isabel (MG)

19h50 – Quadrilha Arraiá Buscapé (MG)

20h30 – Afonjah (PE)

21h30 – Maira Baldaia (MG)

22h30 – Moçambique do Córrego do Ferreira (MG)

23h20 – Velha Guarda Musical do Salgueiro (RJ)

00h40 – Grupo Surreal (MG)

Sábado – 01/06/2024

20h – Quadrilha Balancê Mineiro do Barreiro (MG)

20h40 – Moçambique Santa Efigênia (MG)

21h30 – Grupo Negro por Negro (MG)

22h20 – Irmandade Nossa Senhora Aparecida de Mário Campos (MG)

23h30 – Maciel Salú e Part. Especial do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança (PE)

00h40 – Trio Nordestino e Part. Especial Charles Theone (RJ/PE)

Fonte: Luz Comunicação