Comunidades recebem Cine Brasil

Projeto percorreu Suzana, Piedade do Paraopeba e Marques, com exibição de filmes em uma grande tela

Moradores de Suzana, Piedade do Paraopeba e Marques foram contemplados nesse final de semana com o projeto Cinema Brasil, realizado pela Cinear Produções, patrocinado pela Vallourec e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Brumadinho e associações locais e o jornal Folha de Brumadinho.

Em Suzana, a exibição aconteceu na sexta-feira, 12, em frente à igreja de Santo Antônio. O filme escolhido foi Trolls 2. “Quando uma ameaça coloca os Trolls do país em perigo, Poppy, Branch  e seu grupo de amigos devem embarcar em uma jornada épica para criar harmonia entre os Trolls rivais e uní-los contra um mal maior.”

No Distrito de Piedade do Paraopeba, o cenário foi em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, e aconteceu no sábado, 13, com o filme em cartaz, Sing – Quem Canta os Males Espantas. “Um empolgado coala chamado Buster decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. A disputa movimenta o mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de olho nos 15 minutos de fama e US$ 100 mil dólares de prêmio.”

E por fim, no domingo, 14, no campo de futebol, a comunidade de Marques, também recebeu o projeto, com a exibição do filme, Pets – A vida secreta dos bichos 2: “conta a história de vida de Max e Duke que muda bastante quando sua dona tem um filho. De início eles não gostam nem um pouco deste pequeno ser, mas aos poucos ele os conquista. Não demora muito para que Max se torne superprotetor em relação à criança, o que lhe causa uma coceira constante. Quando toda a família decide passar uns dias em uma fazenda, os cachorros enfrentam uma realidade completamente diferente com a qual estão acostumados.”

Antes das projeções dos filmes escolhidos, documentários especiais, produzidos com moradores de cada comunidade, abordando a cultura, história e tradições, foram exibidos numa grande tela montada, possibilitando que a população local pudesse se vê e se reconhecer. O projeto também contou com oficinas de fotografia. 

Fotos: André Luppi – projeto Cine Brasil