Fiéis católicos celebram o início do período quaresmal

CNBB lança Campanha da Fraternidade com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” e Papa pede pelo fim da guerra na Ucrânia

A igreja católica deu início nesta quarta-feira de cinzas ao período quaresmal. A data marca o tempo de penitência e orações mais intensas. Em Piedade do Paraopeba, fiéis de várias comunidades da região participaram da missa de cinzas na igreja Nossa Senhora do Rosário.

Durante as celebrações de hoje, a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – lançou a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Educação”, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

No Vaticano, o Papa Francisco pediu orações pelo fim da guerra na Ucrânia. A mensagem foi lida na missa de quarta-feira de cinzas pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. “Neste dia de oração e jejum pela Ucrânia, imploramos a Deus por aquela paz que os homens sozinhos não podem construir”, disse o pontífice em sua homilia.

A Quaresma é o período de 40 dias do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrada pelas igrejas cristãs: Católica, Ortodoxa, Anglicana, Luterana e também por algumas denominações Presbiterianas e Reformadas.