Marques resgata Ceata, a “Grande Ceia”, uma tradição de mais de 50 anos

De acordo com os organizadores, há pelo menos 20 anos o evento não era realizado na comunidade

Foi realizada na noite dessa quarta-feira, 7, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Marques a Ceata, a “Grande Ceia”, uma confraternização entre os fiéis que participam das festividades em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. A ação era uma tradição entre os moradores da comunidade, criada por volta dos anos 70, e promovida sempre no último sábado de maio, mês de Maria.

De acordo com os organizadores, há pelo menos 20 anos o evento não era realizado. Cada família participante doou um prato pronto, montando uma mesa com uma variedade de alimentos. Este ano, com o objetivo de retomar a tradição de mais de 50 anos, a Ceata foi realizada durante às festividades de Nossa Senhora da Conceição e também por estar próximo ao Natal.

Giovânia Gonçalves, uma das organizadora, fala sobre a importância da Ceata. “Antigamente, os nossos antepassados, reuniam-se entorno das festividades e faziam a grande ceia, como forma de celebrar a fé e a união entre as famílias. Achamos importante retomar com essa ação, principalmente neste momento de isolamento social, da falta de empatia, da falta de união entre as pessoas. Foi um momento único e que nos trouxe lembranças incríveis do passado”, ressaltou.

A programação festiva de Nossa Senhora da Conceição termina neste próximo domingo, 11, com a celebração da santa missa às11 horas e em seguida, almoço comunitário.