Prefeitura asfalta rua com características de mais de 300 anos

Calçamento no entorno da igreja matriz fazia parte do conjunto arquitetônico do Distrito de Piedade do Paraopeba

No ano em que Minas Gerais completa seus 300 anos, tendo o Distrito de Piedade do Paraopeba como berço da origem do nosso Estado, a região sofre um terrível golpe na história. Uma obra que começou a ser realizada hoje em Piedade do Paraopeba, no município de Brumadinho, chamou atenção, causou revolta e uma série de questionamentos nas redes sociais. A Prefeitura de Brumadinho iniciou o asfaltamento da rua no entorno da igreja Matriz TRICENTENÁRIA de Nossa Senhora da Piedade.


O trecho era de calçamento, mas foi coberto por massa asfáltica. Muitos moradores de Piedade e de várias outras regiões do município começaram imediatamente um debate sobre a necessidade da obra e o tipo de intervenção feita no local, já que o distrito de Piedade do Paraopeba é considerado o 3º povoado mais antigo de Minas Gerais, com mais de 300 anos de história, mais antigo até mesmo que cidades famosas como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, por exemplo.


O calçamento tinha características peculiares de uma Vila, da era do ciclo do ouro, e era um dos poucos elementos do patrimônio histórico ainda preservados em Piedade do Paraopeba. Alguns meses atrás, a Prefeitura de Brumadinho já havia colocado asfalto em outras ruas do distrito, também calçadas. Ao longo dos últimos séculos, o distrito passou por várias intervenções, sendo criminosamente descaracterizado. Vários casarões foram destruídos, e a própria rua principal da comunidade, que era calçada, foi completamente desconfigurada pelo próprio poder público.


Um dos moradores mais antigo de Piedade do Paraopeba, o Senhor Geraldo Canarinho, disse que mais uma vez Piedade do Paraopeba foi destruída pela ação irresponsável de gestores, que não preocupam com a história. “Estamos assistindo um crime contra o patrimônio Público na nossa comunidade. Não fazem nenhum debate com a comunidade. Vem aqui, fazem uma obra, de qualquer jeito, não tem nenhuma preocupação com a história e o pior, tudo isso nas vésperas das eleições”, explica Canarinho.


Uma outra moradora que não quis se identificar, disse que a grande preocupação é que, além desta destruição do patrimônio público, as obras estão sendo feitas sem nenhum planejamento. “Simplesmente chegam, jogam o asfalto em cima do que encontram, não fazem nenhuma intervenção de um sistema de drenagem, causando outros problemas na comunidade”, ressalta a moradora.


Esta é só mais uma das ações desastrosas da atual gestão, na corrida de fazer obras nas vésperas das eleições. O Jornal Folha de Brumadinho vem publicando várias matérias de obras mal feitas, sem nenhum planejamento, executadas pela Prefeitura e que tem causado muitos transtornos no município.


Nós procuramos a Prefeitura para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos nenhuma resposta.


CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE PIEDADE DO PARAOPEBA

Foto Memorial Brumadinho


Fundada no final do século XVII, como um desmembramento da bandeira de Fernão Dias, Piedade do Paraopeba é considerado o terceiro povoado mais antigo de Minas Gerais. No dia 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa, sendo criada a então Capitania de Minas, que se tornou conhecida como Minas Gerais. Antes disso, a região já tinha recebido os primeiros habitantes, os bandeirantes que procuravam ouro e pedras preciosas na região.


Os bandeirantes começaram então a erguer as primeiras construções da região, que pertencia ao Termo de Curral Del Rei da Comarca de Sabará. Assim surgiu o Distrito de Piedade do Paraopeba. E umas das marcas desta história é a igreja de Nossa Senhora da Piedade, datada de 1713, uma das construções religiosas mais antigas de Minas Gerais, além do Forte de Brumadinho. A primeira ermida foi construída ao lado de onde hoje está a atual matriz. Todos os elementos sacros da antiga igrejinha foram reinstalados no atual templo. A nova igreja foi construída por volta de 1832, após ser elevada paróquia.


Hoje, mais de 300 anos de história, após a construção da primeira ermida, a Matriz de Piedade do Paraopeba permanece como símbolo do Distrito. Seu estilo arquitetônico e a devoção popular marcam ainda os tempos do Ciclo do Ouro em Minas.