Balanço das chuva em Brumadinho

Temporais não param e causam transtornos em várias regiões do município

Desde a última quinta-feira, 6, as fortes chuvas que atingem Brumadinho e região vêm causando uma série de problemas e destruição no município. Além dos pontos de alagamentos na Sede e Interior, a chuva também provoca a interrupção de importantes vias do município. em alguns pontos, é impossível chegar. O jornal Folha de Brumadinho acompanha em tempo real a situação no município e postagens são feitas o tempo todo em nossas redes Sociais. Confira no Facebook: @folhadebrumadinho e no Instagram: @folhadebrumadinho

Águas Claras

Bloqueio total da estrada de acesso à Águas Claras. Rompimento da cabeceira da ponte local. Além disso, região possui pontos de alagamentos.

Marques

Trecho totalmente interditado em Marques, na altura da Fazenda Paulo Preto. No local, uma cratera se abriu novamente onde a Prefeitura fez uma obra recentemente. Um poste tombou no local, além de queda de árvores.

Estrada em Marques, principal ligação com Aranha/Brumadinho apresenta enormes rachaduras na pista. Trânsito parcialmente interrompido. Motoristas devem ter atenção redobrada na região.

No acesso à região da Igreja Nossa Nossa Senhora da Conceição, o córrego atravessou a estrada e dezenas de moradores estão ilhados na comunidade, sem luz e também sem o abastecimento de água potável pelo sistema público.

Acesso Topo do Mundo

Deslizamento de terra interrompe totalmente a estrada municipal Nair Drumond, acesso ao Topo do Mundo/BR-040. Segundo informações, a queda de barranco ocorreu próximo a Estalagem do Mirante/Condomínio Retiro do Chalé. Conforme estamos publicando, vários pontos de interdição no município por queda de barreiras, além de alagamentos em dezenas de localidades. Evitem transitar pelas vias.

Condomínio Retiro do Chalé

A avalanche de terra desceu na tarde deste sábado, 8, durante o forte temporal que atingiu a região da Encosta da Serra da Moeda. Uma casa foi totalmente destruída. Ninguém estava na residência na hora da tragédia. A área foi totalmente isolada pelas equipes de segurança do condomínio.

Piedade do Paraopeba

Córrego de Piedade do Paraopeba transbordou e alagou dezenas de casas. Imagens mostram a água invadindo várias ruas e casas no distrito de Piedade do Paraopeba. Dezenas de pessoas desalojadas.

Estrada Casa Branca – Serra do Rola Moça

Quedas de barrancos em pelo menos Três pontos deixam o trânsito parcialmente interditado na via

BR-040 próximo à Alphaville Lagoa dos Ingleses

Um deslizamento de terra, de um Dique Lisa, de rejeitos de minério, da Vallourec Mineração, não suportou a água da chuva e desceu em direção à BR-040. A água e a lama já toma conta de toda a via. O rompimento ocorreu próximo ao trevo de Alphaville/Lagoa dos Ingleses/Ouro Preto. Interdição total nos dois sentidos. Não há previsão de liberação da via.

Candeias

Uma buraco se abriu na lateral da ponte de acesso à Candeias, na região de Palhano. Uma obra de contenção foi feita recentemente no local pela Prefeitura. Segundo os moradores, o problema foi causado pela falta de escoamento da água da chuva. Um lamaçal também se formou no trecho.

“A dificuldade é pior para quem não tem carro e precisa ir a pé até a estrada principal de Palhano, próximo à escola, já que o trecho não possui linhas de ônibus”, relata um morador. Procurada pela Folha de Brumadinho, a prefeitura disse estar ciente do problema, mas que uma intervenção no local será feita somente após a paralisação das chuvas.

Deslizamento na MG-040 próximo a Curva do Funil

A queda de um barranco interditou totalmente o trânsito na MG-040, entre Mário Campos e Brumadinho, durante a tarde desta sexta-feira, 7. A interrupção causou um enorme congestionamento nos sentidos da via. O trânsito foi liberado no início da noite.

Estes são apenas alguns pontos que publicamos. Dezenas de comunidades registram problemas em estruturas de estradas, ruas e pontes de acesso. Ainda não há um levantamento da destruição causada no município. Alguns locais ainda estão isolados.