Bispo católico Dom Vicente é ameaçado por homem armado

A ameaça teria ocorrida neste sábado, 12, após uma celebração, na cidade de Moeda

A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Belo Horizonte neste domingo, 13. A ameaça teria ocorrida após uma celebração presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Vicente de Paula Ferreira, em Moeda, cidade vizinha a Brumadinho.

Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, um homem, que ainda não teve o nome revelado, e estaria armado, teria esperado o término da celebração Eucarística, quando se aproximou do bispo do lado de fora da igreja e dito palavras ameaçadoras.

Um boletim de ocorrências foi feito pela Polícia Militar e deve encaminhar o caso para uma investigação. A Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte emitiu uma nota a respeito do fato e disse que a instituição irá tomar as devidas providências judiciais. No texto, “o arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo se solidariza e permanece unido a dom Vicente, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, vítima da intolerância, da falta de um senso mínimo para a convivialidade, do desrespeito covarde, colocando vidas – dom sagrado – em risco, sintomas graves de uma sociedade adoecida”. A nota diz ainda que, espera que as hostilidades destinadas a um servidor do Evangelho, no exercício de sua missão, não permaneçam impunes. “Em uma sociedade livre, democrática, a divergência de opiniões não pode justificar atitudes beligerantes, descompromissadas com a fraternidade. O Evangelho ensina que todos, independentemente de suas convicções, somos irmãos uns dos outros, filhos e filhas de Deus.” Diz o texto.

Dom Vicente é considerado uma das referências da luta dos atingidos pela tragédia da Vale em Brumadinho e região. O religioso se destacou nos últimos anos no apoio incondicional aos familiares das vítimas e na participação junto as entidades sociais nas negociações de reparação aos danos, principalmente sociais e culturais nos municípios atingidos.

Foto: @regiao_renser