Cratera ameaça residências e avenida em Casa Branca

A própria Defesa Civil Municipal recomendou uma intervenção urgente na encosta

Há pelo menos 2 anos, moradores de Casa Branca cobram uma solução para um enorme buraco que se abriu, interditando parte de uma das principais vias do bairro. A cratera na Avenida Casa Branca ameaça não só a circulação de veículos, mas também as residências próximas ao local.

Em agosto deste ano, moradores acionaram novamente a Defesa Civil e o próprio órgão municipal emitiu um laudo técnico de 12 páginas, condenando a situação da via. O documento recomendou uma intervenção urgente na encosta, para estabilizar toda a estrutura do maciço.

Maria Aparecida Teixeira, que mora em frente à cratera, fala sobre a situação do local. “Nossa preocupação aumenta nesse início do período chuvoso, pois temos medo de novos deslizamentos no local. Essa rua tem um tráfego intenso de caminhões e carros e o asfalto está com muitas rachaduras. A água da chuva entra nessas trincas e pode trazer sérios problemas para nós, colocando em risco nossas casas”, relata Maria Aparecida.

Ontem, o Jornal Folha de Brumadinho entrou em contato com a Prefeitura para falar sobre a situação da avenida. Por meio da Assessoria de comunicação, o órgão informou que a Secretaria de Obras já tentou executar o serviço com quatro empresas, mas que não foi viável devido à altura do talude, além da proximidade de casas e um riacho. A prefeitura disse ainda que tenta contratar uma outra empresa para solucionar o problema.

Medidas paliativas

Após o contato da nossa reportagem, equipes da Prefeitura estiveram na tarde de hoje no local e fizeram reparos paliativos na pista, cobrindo as rachaduras, além de uma contenção para desviar a água da chuva.