Elevação do nível do Rio Paraopeba começa preocupar ribeirinhos

Entre domingo e segunda-feira choveu mais de 70 milímetros na região

A chuva intensa dos últimos dias elevou em quase 3 metros o nível do Rio Paraopeba. Segundo o monitoramento feito pela Defesa Civil de Brumadinho, somente nas últimas 24 horas, choveu mais 70 milímetros na região, o que preocupa ainda mais.

Além disso, o assoreamento do Rio Paraopeba, após o rompimento da barragem da Vale, também pode contribuir para inundações, se continuar chovendo muito na região.

O volume de água deve subir ainda mais nas próximas horas, já que a chuva que atingiu entre ontem e hoje a cabeceira do Rio Paraopeba, nas regiões de Jeceaba, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, leva entorno de até 24 horas para chegar ao centro de Brumadinho.

Apesar deste volume de chuva, a Defesa Civil Municipal informou que a situação do Rio Paraopeba ainda está sob controle e que a preocupação maior é com as áreas de encostas, por causa dos riscos de deslizamentos de terra.

Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos primeiros sinais de perigo: rachaduras no solo; trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas ou muros, além de inclinação de árvores, postes, cercas ou muros.

A previsão é que chova mais de 380 milímetros no mês de janeiro em Brumadinho.

Foto: Lucas Lara/Defesa Civil Municipal