Estrada Nair Martins Drumond, na Serra da Moeda, é liberada

A via estava interditada desde o início de janeiro deste ano, quando um deslizamento de terra bloqueou vários trechos

Depois de mais de 4 meses de interdição, a Estrada Municipal Nair Martins Drumond, na Serra da Moeda, foi liberada oficialmente pela prefeitura de Brumadinho nesta quinta-feira, 19. A via estava interditada desde o início de janeiro deste ano, quando um deslizamento de terra bloqueou vários trechos, matando 5 pessoas de uma mesma família.

A demora na liberação do trecho causou uma série de manifestações e pressão da população e de comerciantes da região, com a desobstrução parcial da via. Segundo eles, o bloqueio causou uma série de prejuízos. O desvio por Piedade do Paraopeba aumentava em até 15 km o percurso para quem precisava sair ou chegar no município.

Em fevereiro, a prefeitura apresentou os primeiros estudos de solo feitos na região e constatou risco iminente de novos desmoronamentos. Na época, durante o encontro, o Ministério Público solicitou à Vale um plano de ação sobre projetos e execução da obra. No último dia 30 de abril, a empresa entregou um laudo técnico atestando a atual condição do terreno que desabou, além das datas e cronogramas de início e andamento das obras.

Em um comunicado, a prefeitura disse que a liberação da via é provisória, até o início das obras. Durante as intervenções, o trânsito pode ser interrompido no local.

Obras até 2023

A previsão é que a 1ª fase das obras na via só comece em 20 de junho e termine em 30 de setembro. Nesta primeira intervenção estão previstos: execução de pequenos barramentos ao longo do canal onde ocorreu o fluxo de detritos; implantação de desvios de drenagem, a reconstrução de sarjetas, além da revegetação dos pontos de instabilidade ao longo do trecho interditado da estrada.

A 2ª fase das obras deve contemplar a instalação de barreiras flexíveis. A expectativa é que essa segunda parte ocorra entre março e setembro de 2023. As obras serão realizadas por empresas terceirizadas da Vale.