Fiação exposta coloca em risco moradores

Além do perigo de entrar em contato com rede elétrica, os fios atrapalham a locomoção de pedestres

Um emaranhado de fios de energia elétrica, internet e telefone tem deixado moradores do bairro Santa Efigênia, em Brumadinho, preocupados. Segundo eles, a Cemig e empresas de telefonia e internet deixaram os fios entrelaçados, em cima de muros e muito baixos e ou até caídos na rua.

Além do perigo de entrar em contato com a rede elétrica, principalmente neste período chuvoso, os fios atrapalham a locomoção das pessoas nas calçadas.

O jornal Folha de Brumadinho questionou a prefeitura sobre a fiscalização destas empresas. Em nota, o órgão disse que a responsabilidade é da Cemig.

Procurada, a Cemig informou que a fiação exposta no local trata-se de cabeamento de telecomunicações, e não há fios elétricos em condições de risco. Mas, que a empresa responsável será comunicada para que seja feita imediatamente a devida manutenção.

A Cemig reassaltou ainda que, ao identificar uma situação dessa natureza, o cliente deve fazer uma denúncia através do número de telefone 116. A empresa esclareceu também que, de forma nenhuma, as pessoas devem manipular ou encostar nos cabos, pois, mesmo no caso de cabos de telefonia e internet, eles podem estar energizados e provocar acidentes com a rede elétrica.