Fiemg afronta Brumadinho com outdoor gigante no marco da cidade

A mensagem da Fiemg causou revolta e indignação aos moradores e mobilizou a população nas redes sociais nas últimas horas

Enquanto os brumadinhenses e o mundo pede por justiça, após uma das maiores tragédias humana e ambiental no planeta, envolvendo a mineração, a Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – colocou um imenso outdoor na entrada da cidade, com os dizeres, “O minério de ferro tá na renda dos mineiros. Emprego é indústria.Ta na vida, tá em tudo”.

O outdoor está bem ao lado, do letreiro de Brumadinho, marco de luta dos familiares e amigos das vítimas da tragédia da Vale, ocorrida em 2019, que matou 272 pessoas e deixou um rastro de destruição incalculável no município. Uma faixa simboliza a luta, encontro e a memória do povo de Brumadinho desde o rompimento da barragem, lembrado todos os dias pela população local. Além disso, outras peças publicitárias foram colocadas na cidade.

A mensagem da Fiemg causou revolta e indignação aos moradores de Brumadinho e mobilizou a população nas redes sociais nas últimas horas. Uma manifestação está prevista para acontecer nesta quarta-feira, 3, a partir das 10h 30, na entrada da cidade, ao lado do painel publicitário contra a Fiemg, a Vale e os compromitentes do mega-acordo bilionário fechado com a mineradora.

A repercussão foi tão grande, que durante a madrugada, as placa foram totalmente cobertas com um papel branco.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Fiemg para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, não havia se manifestado. Procuramos também a Prefeitura de Brumadinho para falar sobre a regularização e instalação dos outdoors e outras placas de publicidade espalhados pela cidade. Até o momento sem retorno.

A tragédia da Vale completou 3 anos e 6 meses no último dia 25. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas em meio a lama.

Fotos: redes sociais