Fogo atinge Serra do Fecho do Funil

Mais de 210 hectares de vegetação queimados em 24 horas. Cerca de 40 pessoas participam da operação

Desde a última terça-feira, Bombeiros Militares, brigadistas, Defesa Civil, Polícia Militar e voluntários tentam apagar um incêndio de grandes proporções na Serra do Fecho do Funil, entre Brumadinho e Mário Campos.

Mais de 210 hectares foram destruídos pelo fogo somente ontem. De acordo com a Defesa Civil Municipal, mais de 40 pessoas trabalham para combater as chamas. A operação conta também com a aeronave da Polícia Militar.

Um dos coordenadores da Brigada Carcará, de Casa Branca, que partcipa da operação, Ronnie Oliveira fala sobre o trabalho árduo de combate ao fogo. “Esse é um momento muito crítico que vivemos em toda a região. A nossa maior dificuldade é que o fogo atinge áreas muito acidentadas, bastante íngremes. Outro fator é o calor intenso e o vento que ajuda o fogo propagar com maior velocidade. Este tipo de operação nestas regiões serranas requer muito cuidado, muito preparo físico, porque qualquer erro pode ser fatal”, afirma Ronnie.

O meses de setembro e outubro são considerados os mais críticos, devido ao aumento das temperaturas, baixa umidade e a vegetação muito seca.