Incêndio no Parque do Rola Moça foi causado por fogos de artifícios

Combate ao fogo contou com mais de 100 agentes, entre brigadistas e militares, além de aeronaves

Foi debelado no final da tarde de hoje, 16, um incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Segundo informações da administração do parque e da ONG Carcará, com ajuda de câmeras de monitoramento, foi possível identificar o momento exato do início do incêndio, após o acionamento de fogos de artifícios, no alto da montanha, próximo ao Mirante dos Veados. Os autores do incêndio criminoso ainda não foram identificados.

O combate ao fogo contou com 21 brigadistas do IEF, 27 da AMDA, 11 da Brigada1, 10 da Copasa, 2 da Força Tarefa Previncêncio, 3 da Brigada Carcará Casa Branca, 2 da Cruz Vermelha, 2 da COMPDEC Ibirité, 20 militares do Corpo de Bombeiros, 8 da Polícia Militar, além de 2 aviões Airtractor, 1 Helicóptero Guará + tripulação e 1 da Ascon.

Toda a região ainda continuam sendo monitorada pelos agentes. A área total queimada ainda não foi informada.

A preocupação agora é com um outro foco de incêndio que atinge há pelo menos 15 dias, a região da Jangada. O fogo está controlado, mas ainda há riscos de abranger outras áreas de mata. A expectativa é com a chegada da chuva nas próximas horas, para ajudar apagar o incêndio.